No começo de sua carreira, Steve Vai colaborou com o compositor Frank Zappa em algumas ocasiões. Mas qual teria sido uma das mais importantes lições que o guitarrista aprendeu dessa intensa experiência?
Por que quase todo equipamento original de Frank Zappa se perdeu, segundo Dweezil Zappa
Em entrevista ao Indie Power TV, com trechos transcritos pela Ultimate Guitar, Steve Vai explicou um pouco sobre o que levou do aprendizado que teve com Frank Zappa. “Uma coisa que aprendi com o Frank foi a ser um pensador livre. Falo muito sobre isso. Eu era jovem e me impressionava com as coisas. Sabe, ele não se afetava com críticas. Ele fazia o que queria. Ele tinha impulsos criativos e estava sempre no momento presente”, explicou.
Steve Vai e Frank Zappa
Ao longo da entrevista, o guitarrista explicou melhor seu ponto de vista em relação a Frank Zappa. “Se você estivesse conversando com ele, teria sempre sua atenção total. Ele sempre era doce e engraçado. Bom, nem sempre! Ele não dava desculpas para nada e isso é algo poderoso”, refletiu Vai.
Durante sua trajetória, Steve Vai trabalhou para Frank Zappa como músico de estúdio e também como guitarrista em sua banda. Em outras entrevistas, Vai já relembrou sobre o fato de Zappa ser muito exigente e as músicas de seu catálogo serem muito complicadas para tocar.