Uma pesquisa inédita revelou que o guitarrista médio possui US$ 2,1 mil (ou cerca de R$ 11 mil) acumulados em equipamentos como guitarras, pedais e amplificadores em 2022. O levantamento foi feito pela Reverb e leva em conta diversos mercados ao redor do mundo.
Como foi noticiado pela Guitar World, a análise levou em conta a lista de produtos mais vendidos compilada pela Reverb Price Guide. Foi descoberto que guitarristas costumam possuir, em média, entre 1 e 2 guitarras, um violão e uma pequena coleção de pedais.
- Os 20 amplificadores mais vendidos de 2021, segundo a Reverb
- As 20 guitarras mais vendidas de 2021, segundo a Reverb
Segundo Jim Tuerk, diretor da Reverb, nunca houve uma época melhor para se vender equipamentos vintage e o guitarrista médio está “sentado em uma mina de ouro”. “Se você tem uma guitarra antiga guardada, não perca tempo e venda. Colecionadores estão comprando como nunca”, aconselhou.
Guitarristas e seus equipamentos em 2022
A pesquisa também revelou quais são os modelos de guitarras, violões, amplificadores e pedais mais vendidos atualmente. Enquanto modelos Fender Stratocaster e Telecaster lideram a lista de guitarras, o título de violão mais vendido fica com o Gretsch’s G9500 Jim Dandy Flat Top. No que diz respeito aos amplificadores, o destaque vai para o Fender’s Mustang Micro e o pedal mais popular é o TC Electronic’s Ditto Looper.