Quem está começando a estudar música pode se deparar com o seguinte dilema: é melhor iniciar pelo violão ou direto na guitarra?
É claro que quem gosta mais do tradicional instrumento acústico provavelmente vai se dedicar no estudo do violão, mas muitas vezes o estudante se depara com pessoas dizendo que mesmo que o objetivo final seja a guitarra, seria melhor se empenhar em aprender o violão antes.
Em um stories no seu Instagram, um fã o questionou o guitarrista Marcelo Barbosa sobre o assunto: “Existe alguma influência entre começar no violão e depois migrar para guitarra ou pode começar na guitarra mesmo?”
Em sua resposta, o guitarrista do Angra disse que – a princípio – não vê nenhuma vantagem em iniciar no primeiro para apenas depois iniciar o estudo do segundo.
“Creio que não. Eu particularmente comecei direto com minhas guitarras. Existe uma lenda urbana de começar nos violões para depois passar para a guitarra, mas não vejo sentido nisso”, disse.
Violão ou guitarra?
Segundo Marcelo Barbosa, existem conceitos e técnicas específicas do instrumento acústico que podem ser aplicadas nas seis cordas das guitarras – principalmente advindas do violão erudito.
“É claro que se estamos falando do violão erudito, alguns conceitos técnicos são muito interessantes de serem passados para a guitarra. Mas eu, por exemplo, ensino esses mesmos conceitos nas minhas aulas de guitarra”, disse.