A Taylor anunciou que a atualização da linha 500 Series de violões será produzida com a madeira inédita urban ironbark. De acordo com a fabricante, o material lembra a tonalidade obtida com rosewood e ebony.
“Imagine a profundidade sonora e a riqueza do rosewood indiano levado a outro nível”, disse Andy Powers, chefe de design, presidente e CEO da Taylor. “A dureza e a densidade do urban ironbark são comparáveis ao ebony e, juntamente com um top de de roasted spruce, produzem um som alto, forte e doce, com fidelidade, complexidade e profundidade”, resumiu.
Leia também: Faz diferença começar no violão e só depois ir para guitarra? Marcelo Barbosa responde
Os novos modelos criados são o 512ce e 514ce, que são eletroacústicos e produzidos com as laterais e parte de trás com a madeira ironbark.
De acordo com a Taylor, a utilização dessa madeira nos violões torna os instrumentos mais estáveis por causa da tecnologia envolvida no processo de secagem.
“O urban ironbark resulta em um timbre tão alto e brilhante quanto o rosewood, mas com efeito de amortecimento do ebony ou mogno. A sensação é que o violão amplifica naturalmente tudo o que faço. Como se as notas quisessem saltar”, resumiu o empresário.
Taylor e a nova linha 500 Series
Os novos 512ce e 514ce da Taylor estão sendo comercializados no exterior por US$ 2,8 mil (cerca de R$ 15,4 mil, na cotação atual e em transação direta).