Faz diferença começar no violão e só depois ir para guitarra? Marcelo Barbosa responde

Guitarrista do Angra deu sua opinião sobre necessidade de aprender violão para somente depois migrar para guitarra
marcelo barbosa

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Quem está começando a estudar música pode se deparar com o seguinte dilema: é melhor iniciar pelo violão ou direto na guitarra?

É claro que quem gosta mais do tradicional instrumento acústico provavelmente vai se dedicar no estudo do violão, mas muitas vezes o estudante se depara com pessoas dizendo que mesmo que o objetivo final seja a guitarra, seria melhor se empenhar em aprender o violão antes.

Em um stories no seu Instagram, um fã o questionou o guitarrista Marcelo Barbosa sobre o assunto: “Existe alguma influência entre começar no violão e depois migrar para guitarra ou pode começar na guitarra mesmo?”

Em sua resposta, o guitarrista do Angra disse que – a princípio – não vê nenhuma vantagem em iniciar no primeiro para apenas depois iniciar o estudo do segundo.

“Creio que não. Eu particularmente comecei direto com minhas guitarras. Existe uma lenda urbana de começar nos violões para depois passar para a guitarra, mas não vejo sentido nisso”, disse.

Violão ou guitarra?

Segundo Marcelo Barbosa, existem conceitos e técnicas específicas do instrumento acústico que podem ser aplicadas nas seis cordas das guitarras – principalmente advindas do violão erudito.

“É claro que se estamos falando do violão erudito, alguns conceitos técnicos são muito interessantes de serem passados para a guitarra. Mas eu, por exemplo, ensino esses mesmos conceitos nas minhas aulas de guitarra”, disse.

violão ou guitarra

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp