Marcio Zaganin destrincha a guitarra Tagima Arrow MS, 7 cordas de Juninho Afram

Luthier explicou a tecnologia Multiscale e mostrou partes da Tagima Arrow MS em vários estágios de produção

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O luthier Marcio Zaganin, responsável pela produção, controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos da Tagima, gravou um vídeo em que detalha os aspectos construtivos da guitarra Tagima Arrow MS.

O modelo de 7 cordas assinado por Juninho Afram, guitarrista da banda Oficina G3, chama a atenção por várias características — no entanto, a mais curiosa delas é a tecnologia Multiscale. 

“O instrumento Multiscale tem dois tamanhos em uma escala só. Na mizinha, o comprimento da escala é de 25.5″, enquanto na corda mais grave é de 27″. Isso faz com que a ponte seja inclinada e os trastes tenham o formato de leque”, explica Zaganin. 

Acima de tudo, o sistema Multiscale busca solucionar um problema comum às guitarras tradicionais de 7 cordas.

“Às vezes, esse tipo de instrumento tem uma tensão frouxa na corda Si grave. Ao aumentar o comprimento nessa região, os bordões ficam mais firmes e definidos, especialmente em afinações baixas”. 

| Leia também: Juninho Afram mostra a produção de seu novo pedal signature, o Little Boy

Desenvolvimento da Tagima Arrow MS

A Arrow é um modelo antigo da Tagima, feito com Juninho Afram por volta dos anos 2000. Ficou em linha por vários anos, mas acabou saindo de produção. 

Mais recentemente, Juninho procurou o Marcio para o desenvolvimento de um modelo de 7 cordas para seus novos projetos musicais. A princípio, o guitarrista começou a usar as guitarras True Range de 7 cordas, que já faziam parte do catálogo da marca, e gostou muito.

Para a guitarra de 7 cordas assinada por Juninho, foi resgatado o shape Arrow. Segundo Zaganin, trata-se de um “design fantástico”, mas que teve de ser readequado para atender às necessidades atuais do guitarrista.

Abaixo, assista a um vídeo em que Juninho Afram testa as guitarras Tagima True Range de 7 cordas e, ao que parece, empunha um protótipo da Tagima Arrow MS em determinado momento:

Especificações

Lançada no fim de 2022, a Tagima Arrow MS conta com corpo de cedro, braço de pau-marfim e escala de pau-ferro com 24 trastes de inox. As tarraxas têm trava, enquanto a ponte é do tipo Monorails. 

Falando da elétrica, a guitarra apresenta um par de captadores cerâmicos customizados da Zaganin Pickups, chave de três posições, com controles de volume e tonalidade. O acabamento é especial, com poros abertos.

Em seguida, confira o vídeo completo em que Marcio Zaganin detalha as características da Tagima Arrow MS, mostrando partes do instrumento em vários estágios de produção:

Para mais informações, visite o site oficial da Tagima.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp