Cesar Gueikian, CEO e presidente da Gibson, compartilhou sua visão sobre como a empresa se recuperou após um período de declínio no final da década de 2010, bem como sua contribuição para essa reviravolta. Durante uma entrevista ao podcast de Dean Delray, o CEO avaliou erros de gestões anteriores.
“O grupo anterior de proprietários havia investido em eletrônicos e áudio de consumo. E foi isso que levou à minha hipótese de que talvez houvesse uma oportunidade aqui, porque estavam perdendo o foco do que torna a Gibson a Gibson – que é a fabricação das melhores guitarras já feitas. E talvez isso levasse a erros que nos permitiriam assumir a empresa. Essa foi minha hipótese original, e é assim que isso aconteceu”, afirmou.
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Gueikian ingressou na Gibson em 2018, mesmo ano em que a empresa declarou falência. Após atuar como diretor de merchandising e presidente da marca, Cesar assumiu a posição de CEO após a saída de James Curleigh em maio.
Para o CEO, é normal que a empresa alterne períodos de êxitos e dificuldades. No entanto, não é necessário tentar se reinventar.
“Além das altas e baixas e das diferentes estratégias que os proprietários seguiram ao longo do tempo, você sempre pode voltar ao que chamamos de nossa ‘era dourada’, que foi de 1948 a 1960, sob a liderança de Ted McCarty. Isso é algo que estudei desde a minha adolescência, quando me interessei por tudo o que a Gibson havia feito em sua história.”
Importância da criação da Gibson Murphy Lab
Uma das mudanças associadas à chegada de Gueikian foi a criação da Murphy Lab, uma divisão da Custom Shop da Gibson especializada na fabricação de guitarras que reproduzem exatamente os modelos antigos.
“É um local físico, dentro da Custom Shop, que requer uma credencial adicional para entrar, porque tem segredos comerciais. O espaço é administrado em tempo integral por Tom Murphy, com um grupo de cientistas malucos que examinam exemplos originais; eles têm sempre à disposição toda a minha coleção, da era dourada da Gibson. Nós fotografamos e escaneamos todas as guitarras originais que passam por lá”, explicou.
Cesar Gueikian explicou que a ideia da criação da divisão Murphy Lab aconteceu um dia em que o luthier Tom Murphy chegou à sua sala com um estojo marrom. Quando abriu, ele se deparou com o que acreditava ser uma Gibson Les Paul 1959. Na hora, questionou se estava à venda, pois gostaria de comprá-la. A resposta de Murphy foi: “essa é uma guitarra nova”.
O visual, a riqueza no acabamento e na construção fizeram o CEO a apostar na ideia. Hoje em dia, uma Gibson Murphy Lab custa, em média, o dobro do preço dos modelos Standard da marca.
Abaixo, você pode assistir à entrevista completa do CEO da Gibson ao podcast Let There Be Talk, de Dean Delray.