John Scofield explica por que prefere a guitarra Ibanez AS200 à Gibson ES-335

“A Ibanez estava tentando fazer com que artistas americanos usassem suas guitarras”, lembrou o músico
Foto de benhoudijk via Depositphotos

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

John Scofield contou como trocou a guitarra Gibson ES-335 pela Ibanez AS200 na década de 1980. A declaração foi dada em uma entrevista de divulgação do novo disco do músico, Uncle John’s Band, lançado em outubro.

Questionado sobre quais instrumentos utilizou na gravação, Scofield respondeu: “Tenho duas guitarras Ibanez AS200, que estão comigo há muitos anos. Uma preta e uma sunburst. Tenho certeza de que usei a preta, porque elas têm captadores diferentes. O tamanho do braço também varia.” 

| Leia também: Por que Larry Carlton trocou a Gibson pela Sire, muito mais barata?

Braço empenado

O guitarrista afirmou que conheceu as guitarras Ibanez por volta de 1981, quando estava no Japão. 

“Nesse período, a Ibanez estava tentando fazer com que artistas americanos usassem suas guitarras. Eu estava lá no Japão com minha Gibson ES-335, mas o braço dela estava torto, porque era verão”, explicou.

Scofield tinha receio de ajustar o tensor. “Segui tocando daquele jeito mesmo. Então, a Ibanez me deu essa AS200, que adorei. Comecei a usá-la, e ela se saiu muito bem. Toquei com a Ibanez por um mês na turnê — e nunca mais a deixei de lado.”

Estabilidade inexistente

Ainda na entrevista com a Guitar World, o guitarrista foi convidado a destacar a diferença entre as semiacústicas da Ibanez e da Gibson. 

“Bem, as pessoas me diziam: ‘Oh, cara, você tem que tocar com a Gibson, ela é a guitarra verdadeira’. Considero os dois instrumentos diferentes, mas há algo na Ibanez a que estou acostumado. Realmente prefiro a estabilidade que não existe na Gibson.”

Resgate do projeto

Por fim, o artista revelou que, cerca de 20 anos depois, a Ibanez reeditou a guitarra AS200, mas não obteve o mesmo resultado dos exemplares antigos. 

“Quando eles pediram para fazer um modelo John Scofield, a AS200 havia evoluído. Eles não estavam fazendo da mesma forma. Não gostei muito e pedi: ‘Vocês poderiam descobrir como costumavam fazer antes?’.”

Porém, a Ibanez não tinha mais os esquemas da guitarra original. Dessa maneira, a empresa usou o próprio instrumento de Scofield como base.

“Eles buscaram fazer com que os captadores soassem como os dos anos 1980 e tiveram sucesso. Não sou técnico de guitarra e não sei muito sobre os detalhes do instrumento. Apenas toco e sinto se é bom ou não”, finalizou o guitarrista. 

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp