Lendária guitarra de Django Reinhardt vai a leilão, mas não atinge lance mínimo

Embora tenha ficado famoso nas mãos do jazzista cigano, o instrumento Levin De Luxe pertencia a Fred Guy

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A icônica guitarra Levin De Luxe de Django Reinhardt foi a leilão na última sexta-feira (10), mas não obteve êxito na venda. 

Infelizmente, o instrumento acústico que ficou famoso nas mãos do renomado guitarrista europeu de jazz não atingiu o valor mínimo de 70 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 422 mil na cotação atual).

| Leia também: Um dos segredos do “woman tone”, Gibson SG usada por Eric Clapton no Cream vai a leilão

História da guitarra

A foto mais famosa de Django Reinhardt mostra o músico cigano em profunda concentração, com um cigarro entre os lábios, tocando a guitarra Levin De Luxe.

Curiosamente, o instrumento da marcante foto não era de Django, mas de Fred Guy, da orquestra de Duke Ellington. O norte-americano comprou a guitarra na loja sueca Waidele Musik em 1939. 

Sete anos mais tarde, Django se juntou ao conjunto em uma breve turnê nos Estados Unidos. Foi justamente nesse período que William Gottlieb tirou a fotografia do guitarrista com a Levin. Após a morte de Guy em 1971, o instrumento ficou em posse de sua esposa, que o deu a um amigo da família.

No leilão da Propstore, a guitarra foi disponibilizada junto a cordas antigas, palhetas e o case original, atingindo a marca de 65 mil libras esterlinas (cerca de R$ 392 mil).

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp