Nuno Bettencourt reconhece esforço de Satriani ao tocar Van Halen, mas garante: “Não é impossível”

“O diferencial de Eddie é o ritmo”, afirmou o guitarrista português
Foto de Peter Pap via Facebook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Recentemente, o mundo da guitarra direcionou os olhos a Joe Satriani, que aceitou a “assustadora” missão de tocar as linhas de Eddie Van Halen na turnê Best Of Both Worlds.

Em uma recente aparição no programa The Howard Stern Show, Satch considerou o riff de “Mean Street” como “impossível” de tocar. Ele até tentou reproduzir o trecho, mas não apresentou desenvoltura, o que lhe rendeu críticas — principalmente na internet.

Agora, em nova entrevista, Nuno Bettencourt comentou o ocorrido. De acordo com o guitarrista português, Satriani é “intocável” e não deve ser massacrado. Porém, Nuno garante que é possível, sim, executar as linhas de EVH de forma convincente. 

“Se alguém vai correr o risco de interpretar Eddie em um programa ao vivo, no qual não dá para voltar atrás, a única coisa a dizer é: ‘Boa sorte, pois você adentrou um solo sagrado’”, disse Nuno a Jeremy White.

| Leia também: Startup oferece curso completo de guitarra online com desconto de 92%

Muito mais do que técnica

Nuno fez questão de enaltecer Joe Satriani. “Ele é intocável como Joe Satriani. Ninguém pode te atacar quando você está sendo você mesmo. Mas, quando você toca coisas de outras pessoas, acaba se expondo.”

Segundo o membro do Extreme, muitos não entendem a abordagem de Eddie Van Halen. “As pessoas acham que é tudo rápido e técnico, mas eu nunca achei que é sobre isso. O diferencial de Eddie é o ritmo, o feel, o swing. Não é só tocar as notas certas.”

“Eu posso tocar”

Nuno prosseguiu: “Se qualquer um vai tocar ‘Mean Street’… Sim, eu posso tocar. Eu acredito que posso tocar. Mas, para aprender algo como ‘Mean Street’, você tem de estudar. Tem de fazer como eu fiz: sentar como uma criança até entender o que está acontecendo.”

“O riff de ‘Mean Street’ é como um EZ Drummer, mas não é impossível de executar. Eu não acho que é a coisa mais difícil que Eddie tocou. No entanto, torna-se impossível se você não tem um repertório rítmico ou um histórico de baterista”, concluiu.  

Em seguida, confira Joe Satriani tocando o riff de “Mean Street” no programa The Howard Stern Show:

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp