Lutando contra a síndrome do impostor? Veja dicas de Steve Vai, que também passou por isso

O guitarrista afirmou: “Isso é uma merda e leva à ansiedade”
Foto de TriRocks Concert Photography via Facebook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Dúvidas e desânimo fazem parte da trilha da evolução musical. No entanto, quando tais sentimentos naturais se transformam em autossabotagem, é preciso ligar o “alerta vermelho”. 

Nesse contexto, Steve Vai compartilhou a experiência pessoal contra a chamada “síndrome do impostor” em recente entrevista. De acordo com o guitarrista, a melhor maneira de vencê-la é recordar as vitórias. 

“O ego está sempre tentando nos sabotar. Ele diz: ‘Você precisa se destacar e ser melhor do que os outros’. Isso é uma merda e leva à ansiedade”, disse na conversa com Devin Townsend.  

“No começo, eu costumava sentir isso. Mas, se você olhar para as evidências do seu passado e deixar isso de lado, surgirá um fluxo simples e único. Haverá inspirações aqui e ali”, contou. 

| Leia também: Pela primeira vez, Steve Vai e Joe Satriani trabalham juntos em novas músicas

Criatividade egoísta

Steve Vai prosseguiu: “Então, tenha fé. Reconheça quando estiver duvidando de si mesmo e ignore. É difícil, pois somos bombardeados pela síndrome do impostor. Isso foi condicionado em nós.” 

“Todavia, quando você reconhece que se trata de um condicionamento, pode ser ‘egoísta’ com a sua criatividade, tipo: ‘Tenho permissão para fazer o que quiser, não há ninguém me julgando’.”

Por fim, o músico destacou que sempre existirá tormento ao longo do caminho. “Mas, se houver questionamento, significa apenas que ainda não chegou a hora da resposta. Você tem de ser paciente.”

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp