A PRS acaba de anunciar a implementação das novas tarraxas Wing Button. Pequenas, leves e com design mais exclusivo, as peças prometem melhorar o timbre e a resposta dos instrumentos da marca fundada por Paul Reed Smith.
De acordo com a companhia, as novas tarraxas enfim concretizam a “visão original de Paul”, que já havia desenhado um mecanismo similar na década de 1980. No entanto, só agora foi possível tirar o projeto do papel.
| Leia também: PRS cria guitarra tipo Telecaster e lança versão signature de Myles Kennedy
Novas tarraxas PRS Wing Button
Bom, mas o que há de tão inovador nas novas tarraxas Wing Button da PRS? De início, nota-se que a parte estética busca replicar as curvas do inlay de pássaro da 12ª casa, trazendo mais harmonia visual aos instrumentos.
O principal benefício do design, porém, é a melhora do timbre geral das guitarras. Segundo Paul, “qualquer coisa que toque a corda é Deus”. Ou seja, todo componente em contato com as cordas pode alterar a sonoridade final — incluindo as tarraxas.
Assim, o novo sistema reduz o peso total do headstock na tentativa de deixar a guitarra mais musical. Isso ocorre porque o braço e o headstock ficam sob menos pressão, melhorando a resposta nas frequências médias e tornando o instrumento mais “cantante”, explicou Paul.
“As tarraxas podem aumentar ou diminuir a frequência da vibração das cordas. Desse modo, os novos botões ajudam a abrir o som da guitarra. Por ter menos peso no headstock, todo o instrumento soa mais musical”, disse o profissional.
Segundo a Guitar World, inicialmente as novas tarraxas serão incorporadas à série Core, incluindo versões com e sem trava. Para saber mais detalhes sobre a novidade, acesse o site da PRS e confira o vídeo abaixo (em inglês).