John Mayall, cantor, compositor e multi-instrumentista, morreu na última segunda-feira (22), aos 90 anos, na Califórnia, Estados Unidos. À frente da banda John Mayall & the Bluesbreakers, ele se consagrou como lenda do blues britânico e revelou guitarristas como Eric Clapton, Mick Taylor e Peter Green.
A família do músico divulgou um comunicado nas redes sociais. Confira um trecho abaixo:
“É com pesar que compartilhamos a notícia de que John Mayall faleceu pacificamente em sua casa na Califórnia ontem (segunda-feira), 22 de julho de 2024, cercado por uma família amorosa. Os problemas de saúde que forçaram John a encerrar sua épica carreira em turnês finalmente levaram a paz para um dos maiores guerreiros da estrada do mundo. John Mayall nos deu noventa anos de esforços incansáveis para educar, inspirar e entreter.”
Sobre John Mayall
Nascido em 29 de novembro de 1933, em Macclesfield, Inglaterra, John Mayall ganhou grande reconhecimento ao atuar como guitarrista, vocalista, tecladista e gaitista do grupo John Mayall & the Bluesbreakers.
A longeva banda contou com grandes nomes do blues em sua formação, como Eric Clapton, Jack Bruce, Mick Taylor, Peter Green, John McVie, Mick Fleetwood e Aynsley Dunbar.
O artista também obteve destaque na carreira-solo e em outros projetos musicais. Por exemplo, na década de 1970, Mayall inovou ao produzir um disco de Albert King que mesclava blues e jazz.
Prestes a completar 88 anos, ele anunciou sua aposentadoria das turnês devido à idade e à pandemia de Covid-19, mas continuou fazendo shows esporádicos até 2022, ano em que lançou seu último álbum, The Sun is Shining Down. Em abril de 2024, foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame.