De acordo com Matteo Mancuso, há um guitarrista cuja abordagem musical ainda não foi reproduzida corretamente: Frank Gambale. Em nova entrevista, o jovem italiano explicou por que pensa dessa maneira.
“Frank é um músico que me surpreendeu no momento em que o ouvi”, iniciou Mancuso. “A essa altura, eu já tinha atingido um certo nível técnico, então essas coisas eram menos importantes para mim. O que realmente me fisgou foi sua mudança infinita de ideias.”
| Leia também: Matteo Mancuso explica o que falta aos guitarristas modernos: ‘Tudo soa igual’
Difícil de replicar
Na conversa com a Guitar World, o guitarrista afirmou que a originalidade é um dos maiores trunfos de Frank Gambale. “Para ser honesto, nunca ouvi alguém tocar como Frank. Existem vários emuladores de Steve Vai, Joe Satriani e Eddie Van Halen, mas ninguém conseguiu tocar como Frank.”
Mancuso acredita que o diferencial de Gambale vai muito além da exímia técnica de sweep picking, que as pessoas costumam destacar. “Ele é um inovador. Acho o vocabulário dele verdadeiramente único. São todas as coisas quartais e ideias outside”, explicou.
Por fim, o jovem músico enalteceu as músicas de Gambale. “Também gosto das composições dele, porque ele é muito influenciado por uma das minhas bandas favoritas, Steely Dan. Você pode ouvir isso na forma como ele busca por todas essas harmonias interessantes.”