Em uma entrevista recente, Steve Vai falou sobre como concebeu a ideia da primeira guitarra Ibanez JEM. O guitarrista disse que ela surgiu de uma mistura dos dois instrumentos que ele mais gostava: uma Stratocaster e uma Les Paul.
“Quando eu era jovem, eu adorava Stratos porque elas tinham whammy bar e eu sabia que queria isso. Eu também adorava as Les Pauls, mas elas não eram rock’n’roll para mim, não eram Led Zeppelin ou Black Sabbath”.
Vai disse que a ideia de construir uma guitarra com a cara dele surgiu na época em que tocava com Frank Zappa. “Eu tinha 18 anos quando comecei a tocar com ele e 21 quando comecei a fazer turnês. Eu aprendi que se você quer algo, você apenas faz. E eu queria construir uma guitarra”.
“Existiam coisas que eu gostava e coisas que eu não gostava nas Stratos e nas Les Pauls, mas elas eram as únicas duas guitarras do mercado que eu adorava”. Vai disse que a primeira JEM nasceu de uma mistura dos dois instrumentos.
“Eu sabia que queria o corpo da Stratocaster, mas algo um pouco mais sexy. Então eu desenhei o corpo um pouco mais angular”. O guitarrista deixou claro que nunca passou pela cabeça dele construir uma guitarra sem uma whammy bar.
Em relação aos captadores, Vai disse que uma das coisas que ele queria era o som “gordo e quente” dos humbuckers, mas ao mesmo tempo ele adorava o sons das Stratos por causa dos single-coils.
“Eu tive a ideia de dividir os single-coils. Assim, em determinada posição da chave eu eu teria o som de um humbucker e em outra eu teria o som de dois single-coils, o que daria um certo som da Strato”.