O que parecia uma brincadeira de 1º de abril pode, na verdade, ter sido uma prévia real do futuro: a Strandberg está trabalhando em um violão sem headstock. A revelação veio do próprio Ola Strandberg, fundador da marca conhecida por suas guitarras inovadoras, que agora quer levar seus famosos designs ergonômicos também para o universo acústico.
Em conversa com a Guitar World, durante um seminário realizado em parceria com a loja britânica Andertons, Ola confirmou que o projeto está em andamento. “Estamos trabalhando nisso neste momento”, disse ao ser questionado sobre a possibilidade de um violão sem headstock. “E meio que sugerimos isso como uma pegadinha de 1º de abril [em 2023] – na verdade, mostramos um protótipo acústico inicial.”
Quem se lembra da tal “pegadinha” talvez tenha notado que ela foi diferente das outras ações bem-humoradas da marca. Ao contrário de outras brincadeiras da Strandberg, o vídeo de 2023 não ganhou uma página oficial no site da empresa nem uma galeria de imagens. E agora sabemos o motivo. “Foi intencional deixar as pessoas na dúvida, sabe?”, explicou Ola. “Aquilo era um protótipo.”
O modelo exibido na ocasião contava com a tradicional ponte EGS da Strandberg e o visual headless que virou marca registrada da empresa. O que chamou atenção, no entanto, foi a ausência dos trastes em leque – uma das inovações mais conhecidas da companhia.
Enfim, ao que tudo indica, o violão headless é real, está em desenvolvimento e pode estar mais perto do que se imagina. E, se depender do histórico da empresa, vem novidade ousada por aí. Aguardemos!