Em uma recente entrevista à Bucketlist, Joe Satriani falou sobre a influência da internet na música atual. De acordo com o guitarrista, há prós e contras que devem ser analisados.
Dois lados diferentes
“A internet surgiu e ainda parece ser uma nuvem escura. Ainda não descobrimos como conseguir que os músicos sejam compensados. Estamos recebendo menos de um centavo pela música que é transmitida, é de matar”, afirma Satriani.
No entanto, ainda segundo o guitarrista, a internet deu aos músicos a chance democrática de ter uma audiência mundial instantaneamente.
“Se eu lançar ‘What Happens Next’ à meia-noite de uma segunda-feira, no minuto seguinte estará disponível para o mundo. Assim, a música pode ser ouvida por qualquer faixa etária que tenha acesso a um computador ou um celular. Isso é incrível para os músicos, pensar que eles podem espalhar sua arte de forma tão completa e rápida… Isso ajudou muito nas minhas turnês e aumentou meu público real”, revela.
Leia também:Ritchie Blackmore faz crítica a Joe Satriani
Singles vs. Discos
Na mesma entrevista, Joe Satriani também comentou a tendência dos novos artistas pops, que preferem lançar singles a dicos completos.
“Sabemos de muitas bandas que tiveram hits, e então isso matou a carreira deles. É uma coisa estranha que pode acontecer com o mundo da rádio pop e da televisão. A internet, no entanto, pode criar fãs duradouros, que não se importam com singles de sucesso. Eles realmente se importam com a sua música em um nível mais realista”, conta.
Com o intuito de ter carreiras reais e duradouras, Joe pensa que os artistas ainda precisam criar um corpo de trabalho, sendo respeitados por seus fãs e mantendo essa conexão. “Dessa forma, o músico pode trabalhar em um novo disco e, quando o lançar, todo o mundo saberá. Isso é inovador”, completa.
Fique por dentro das novidades sobre Joe Satriani por meio do site oficial do guitarrista.