Dean Fraser, luthier britânico com mais de 20 anos de experiência, construiu uma guitarra com palitos de fósforo. Proprietário da empresa Fraser Guitars, Dean iniciou o projeto em 1998 enquanto servia as forças armadas.
“Começou como uma brincadeira entre os colegas soldados. Eles riam enquanto eu coletava aleatoriamente os palitos de fósforo que seriam descartados. Tornou-se um desafio, mas não finalizei na época”.
O projeto ficou arquivado até 2014. “Passei a trabalhar nele novamente depois de ter sido medicamente aposentado. Eu estava muito doente no momento do meu desligamento e não conseguia fazer guitarras da maneira convencional. Construir essa guitarra com palitos de fósforo foi terapêutico para mim”, conta Dean.
Leia também: Guitarras de bambu podem ser alternativa para o futuro
A guitarra com palitos de fósforo
Batizada de Matchstick Strat, a guitarra é um tributo às Fenders clássicas de 1954. O instrumento conta com cerca de 40 mil palitos de fósforo em sua composição e levou o equivalente a três anos de dedicação para ficar pronto.
“Foi um trabalho de amor. Nunca tive muita pressa para finalizar o instrumento”, revela Dean.
A cola utilizada foi muito importante para o sucesso da guitarra com palitos de fósforo. “Eles são mantidos juntos por cola de madeira de resina em pó Cascamite. Esse material é geralmente usado na construção de embarcações, e foi escolhido por sua grande capacidade de unir madeira”, afirma Dean.
Em seguida, confira um vídeo sobre a Matchstick Strat:
Sobre Dean Fraser
A paixão pela construção de instrumentos surgiu da necessidade. Dean fez a primeira guitarra aos 14 anos, pois não podia pagar o preço de uma Fender. “Eu queria mostrar que lindas obras de arte podiam ser feitas de materiais e métodos não tradicionais”, revela o britânico.
Hoje à frente da empresa Fraser Guitars, ele já construiu mais de 100 instrumentos. “Agora que Matchstick Strat foi concluída, planejo começar a trabalhar em um tributo à Telecaster de 1952, também com palitos de fósforo”, diz Dean.
Quer saber mais? Então veja os instrumentos de Dean Fraser AQUI.