A Martin anunciou o lançamento de dois novos violões signature de David Gilmour, músico do Pink Floyd. Os instrumentos, da linha Martin D-35, estão disponíveis em formatações de seis e de 12 cordas.
O novo Martin D-35 de seis cordas faz referência direta ao mesmo modelo que David Gilmour usa há décadas, seja com o Pink Floyd ou em carreira solo.
Tanto a versão de seis quanto a de 12 cordas contam com braço, traseira e laterais todas feitas de mogno do tipo sinker, uma categoria rara da madeira em questão.
Vale destacar que os novos violões são os primeiros da linha D-35 a terem essa construção – e isso aconteceu a pedido do próprio David Gilmour, que busca, de acordo com material de divulgação, uma “sonoridade calorosa e distinta”.
Além disso, a edição em seis cordas conta com tampo em Adirondack spruce, que passa por um sistema de torrefação “Vintage Tone System”. Já o violão de 12 apresenta tampo em Carpathian spruce.
O acabamento de ambos os modelos é do tipo vintage gloss, com direito a uma headstamp especial de David Gilmour na parte traseira do headstock. É a primeira vez que a Martin adota esse tipo de homenagem em seus instrumentos.
David Gilmour e violões Martin D-35
Em nota, o vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Martin, Fred Greene, declarou: “Fiquei muito animado quando Westside, nossa distribuidora no Reino Unido, nos contatou sobre a oportunidade de construir um modelo exclusivo para David. Ele é um dos meus guitarristas favoritos e ter a chance de trabalhar com ele em um instrumento foi um momento incrível. A parceria também é perfeita para a Martin, uma empresa que compartilha a esperança de David por um mundo mais sustentável, que podemos deixar em sã consciência para as gerações futuras”.
Os violões Martin D-35 signature de David Gilmour estão à venda por US$ 5,5 mil (cerca de R$ 29 mil, na cotação atual e em transação direta). São apenas 250 modelos disponíveis. Para mais informações, acesse o site da empresa.