Uma das marcas registradas dos solos de Kirk Hammett (Metallica) é a constante presença do wah-wah. O guitarrista, entretanto, ao contrário do que muitos podem pensar, afirmou que não utiliza o efeito quando está compondo, apenas em um segundo momento.
O assunto surgiu durante entrevista do Metallica para a Guitar World onde os membros da banda comentam sobre o “Black Album”, que completou 30 anos recentemente. Ao refletir sobre os solos do disco icônico, e também de outros trabalhos, o guitarrista deu detalhes do seu processo de composição.
“Quando a música é boa, os solos vêm de maneira natural para mim. Naquela época, eu costumava compor um solo em casa. Depois, se ficasse legal no estúdio, eu adicionava o wah-wah para ver se isso adicionava alguma coisa ao resultado. Eu nunca realmente compus um solo com o pedal de wah-wah, isso sempre surgiu em um segundo momento”, revelou.
Kirk Hammett e o wah-wah
Um dos solos mais famosos de Kirk Hammett, presente no “Black Album”, é o da música “Enter Sandman”, que conta com o wah-wah como traço marcante. Em outro ponto, o guitarrista afirmou que, no caso dessa faixa, compôs o solo completo “da segunda ou terceira vez” que tocou.