Ao longo da história, efeitos de guitarra marcantes como delay, chorus e distorção estiveram presentes em inúmeros clássicos de vários gêneros. Dessa forma, em pesquisa recente com seus leitores, a Guitar World resolveu descobrir quais são as 50 maiores músicas em que guitarristas utilizaram efeitos na hora de gravar.
No Top 10 da listagem, grandes nomes se destacam como Prince e o efeito de chorus em “Purple Rain” e Dire Straits, que utilizou distortion e filter na icônica “Money For Nothing”. A publicação segue com “Come As You Are” (Nirvana), também com o uso do chorus, e “(I Can’t Get No) Satisfaction”, do Rolling Stones, que utiliza o fuzz.
Entre as três primeiras colocadas, duas músicas são do Van Halen: “Eruption” e “Ain’t Talkin’ ‘Bout Love” – ambas com flanger, phaser e delay. “O Eddie Van Halen usava seus pedais de forma única e isso foi fundamental para o desenvolvimento da história da música”, diz a publicação.
As maiores músicas com efeitos de guitarra
No topo da lista das melhores músicas com efeitos de guitarra ficou “Voodoo Child (Slight Return)”, do The Jimi Hendrix Experience, com seu clássico efeito wah-wah. “É difícil para os que nasceram depois dos anos 1970 compreender a importância da sonoridade do Jimi. Ele demonstrou que o pedal de wah-wah não é apenas um modificador de som, mas um instrumento musical por si só”, avaliou a Guitar Player.
Confira a lista do Top 10 abaixo: