Tosin Abasi, do Animals As Leaders, elogiou o violonista brasileiro Yamandu Costa durante entrevista para a Metal Hammer em que se propôs a recomendar guitarristas fora do estilo metal.
Segundo Tosin Abasi, as habilidades de Yamandu Costa “rivalizam” com as de outro célebre músico do estilo: Paco De Lucía. “Yamandu Costa é um violonista brasileiro de cordas de nylon que toca violão clássico de sete cordas. Ele tem habilidades que rivalizam com Paco De Lucía no que diz respeito à velocidade e clareza da escolha. É simplesmente impressionante”, comentou.
Em outro trecho, Tosin Abasi disse que a maneira de tocar de Yamandu Costa é como se fossem criadas “minissinfonias” na guitarra. “No metal, o shredding tem tudo a ver com solos de guitarra ou momentos em que a guitarra está em foco, mas com caras como Yamandu Costa ele está basicamente criando uma minissinfonia na guitarra. Ele é responsável pela execução dos acordes, bem como pelas linhas de baixo e há essas explosões de velocidade, tudo sendo feito em um único instrumento sem o benefício de uma banda. Isso remonta à era clássica de tocar um instrumento virtuosamente”, concluiu.
Tosin Abasi e Yamandu Costa
O guitarrista Tosin Abasi acabou de lançar o álbum “Parrhesia”, com sua banda Animals As Leaders, pela Sumerian Records. Já o violonista brasileiro Yamandu Costa lançou recentemente o álbum “Simpatia”, com o acordeonista Bebê Kramer, em que fazem homenagens à compositores que os influenciaram.