Em entrevista exclusiva ao quadro “Coffee with Ola” do guitarrista e youtuber Ola Englund, John Petrucci revelou alguns detalhes curiosos sobre o seu processo de criação dos seus solos de guitarra.
Em determinado momento do bate-papo, Ola pergunta ao guitarrista do Dream Theater de onde vem tantas notas, já que Petrucci gravou tantos álbuns e tantos solos. Veja a resposta do entrevistado ao comentar sobre seus principais projetos Dream Theater, Liquid Tension Experiment e seus trabalhos solo:
“Há toneladas de solos em todo esse material. Eu nunca tive aquela sensação de ‘O que eu vou fazer’ ou de pânico. Eu simplesmente me coloco no ambiente, no estúdio, sabe? E eu tenho a backing track e a seção de solo. Desligo as luzes, fico na vibe, tomo um café e começo a tocar e improvisar tentando extrair o que estou ouvindo. Então acho que você entra nesse modo onde as portas criativas se abrem. E de repente, tipo, ‘Ôpa, isso foi muito legal’”.
Tentativas e erros
John Petrucci também comentou que se houvesse mais tempo para as gravações, possivelmente seus solos seriam mais lapidados. Em uma extensa turnê, segundo o guitarrista, seus solos vão se desenvolvendo e mudando a cada apresentação. Por isso, o músico tenta imitar isso o máximo que pode.
“Apenas sento lá e começo a tocar e a tocar, então as coisas começam a aparecer”, comenta o guitarrista.
Leia também: YouTuber recria solos de John Petrucci e Guthrie Govan no baixo e resultado é incrível; assista aqui
Para assistir à entrevista na íntegra (em inglês), dê play no vídeo abaixo: