O lendário guitarrista Pat Metheny relembrou o início de sua jornada musical e explicou por que mudou do trompete para a guitarra.
“Toda a minha família é trompetista. Então, comecei no trompete também, quando tinha oito anos de idade”, disse em entrevista ao canal 13WHAM ABC News.
No entanto, os Beatles cruzaram o caminho de Pat, que foi musicalmente transformado.
“Os Beatles tocaram no The Ed Sullivan Show. Eu, como outro trilhão de pessoas, vi a guitarra como uma representação icônica de que o mundo estava prestes a mudar. E isso realmente aconteceu. A minha atração pela guitarra surgiu por causa dessa experiência”, contou.
| Leia também: Pat Metheny e a história de Pikasso, seu curioso violão de 42 cordas
Sem rótulos musicais
Em outro momento da conversa, Pat Metheny revelou que Miles Davis foi o responsável por despertar o amor pelo jazz em sua vida.
“Meu irmão mais velho trouxe para casa um disco de Miles Davis quando eu tinha uns 11 anos. Eu adorei aquilo imediatamente. Quando eu gostava de algo, queria saber como funcionava. Foi uma jornada fascinante para mim”.
No entanto, o guitarrista nunca se prendeu a rótulos musicais. “Eu realmente não penso ‘isso é jazz’, ‘isso é rock’, ‘isso é clássico’. É apenas música. Tentar entender a música tem sido meu objetivo desde que eu era criança”.
“A música é incomum. Você não pode vê-la. Não pode sentir o cheiro nem prová-la. Mas, quando você entra em uma sala e há uma banda ou uma sinfonia, é fantástico”, finalizou.