Jason Lollar, fundador da renomada empresa Lollar Pickups, deu sua opinião sobre a influência da madeira no timbre final de uma guitarra elétrica.
Esse é um debate de certa forma polêmico no mundo guitarrístico. Há quem jure que as madeiras fazem total diferença, enquanto outros defendem com unhas e dentes que os captadores são os responsáveis pelo timbre.
Nesse contexto (e ao contrário do que muitos poderiam imaginar), o construtor de captadores Jason Lollar garantiu que o material usado na estrutura do instrumento altera a sonoridade.
“Nesse mercado, você tem de saber o que afeta o resultado sonoro e o que não afeta. Acredite ou não, existe um grande debate a respeito da diferença que as madeiras fazem no som da guitarra”, disse Jason à Guitar World.
Ele prosseguiu: “Nós temos uma parede inteira de guitarras aqui. De Telecasters, temos cinco ou seis só com corpo de alder e braço de maple, por exemplo”.
“Mesmo ajustando os captadores, combinando os potenciômetros e colocando cordas novas, muitas vezes ainda há diferença no som. Trata-se da densidade do corpo da guitarra”, revelou Jason.
“Temos algumas guitarras cujo som é mais velado do que outras, mesmo com todo o restante sendo idêntico. Então, esse é um fator que levamos em consideração”.