A JHS Pedals anunciou o retorno da Ross Electronics, histórica marca de pedais que fez sucesso nos anos 1970.
Assim, foram lançados cinco efeitos de guitarra inspirados em designs clássicos. Além disso, foi gravado um documentário que conta a história da empresa estadunidense e celebra o legado de seu fundador, o empresário e inventor Charles “Bud” Ross.
Um pouco de história
Charles foi o homem por trás da linha de pedais produzida há cerca de 50 anos. Hoje, alguns dos projetos são considerados verdadeiros clássicos no mundo da guitarra.
Ao mesmo tempo, ele foi o criador da Kustom Amplification, lendária marca de amplificadores. Porém, a personalidade inventiva de Charles era tão frutífera que transcendeu a música. Por exemplo, ele também inventou o radar policial portátil.
Nos anos 1980, a marca Ross foi vendida para a empresa IMC – International Music Company. No entanto, na década seguinte, os efeitos da companhia perderam espaço para os equipamentos mais modernos, tornando-se raros e colecionáveis.
Iniciativa da JHS Pedals
Como pesquisador e amante das pequenas latinhas sonoras, Josh Scott conhecia muito bem a importância e o legado da Ross Electronics. Então, em 2020, o fundador da JHS Pedals abordou Cameron Ross, neto de Charles, e sugeriu uma parceria para trazer a empresa de volta.
No acordo, foi estipulado que os pedais seriam construídos na sede da JHS Pedals. Além disso, era preciso contar ao mundo a história da marca Ross, já que nem todos os músicos a conheciam. Dessa forma, também foi gravado um documentário especial (assista mais abaixo).
Os novos pedais da Ross Electronics
Nessa nova fase, a Ross anunciou o lançamento de cinco efeitos: Chorus, Compressor, Distortion, Phaser e Fuzz. Os quatro primeiros são relançamentos dos modelos clássicos, enquanto o último é um circuito inédito.
O design dos produtos é muito similar ao dos pedais dos anos 1970, prezando o minimalismo. Há apenas um par de botões em cada pedal, além de um switch lateral que alterna entre dois modos sonoros.
Como era de se esperar, o timbre dos produtos é totalmente vintage. Afinal, o intuito é oferecer um sinal orgânico, natural e dinâmico aos guitarristas da atualidade.
Cada um dos cinco novos pedais da Ross Electronics custa US$ 189 no exterior. Ainda não há informações sobre a chegada ou o valor das unidades no Brasil.
Em seguida, assista ao documentário sobre a marca: