A Gibson Les Paul “Greeny” dispensa apresentações. Uma das guitarras elétricas mais icônicas de todos os tempos, o instrumento de 1959 pertenceu a Peter Green e Gary Moore antes de ser adquirido por Kirk Hammett em 2014.
Em seus mais de 60 anos de vida, a histórica guitarra foi danificada algumas vezes. Porém, a última avaria foi extremamente dolorosa para o guitarrista Metallica.
“Chorei como um bebê”
Em um bate-papo com Rick Beato, Hammett revelou como o headstock de Greeny foi recentemente quebrado. “Duas semanas atrás, acordei por volta das seis horas da manhã e sentei à mesa para tomar meu café”.
“Eu tenho uma pilha de revistas de guitarra, porque ainda leio esse tipo de coisa. Estou tomando meu café e, com o canto do olho, vejo a pilha de revistas deslizando para fora da mesa”.
O músico virou a cabeça e percebeu as publicações encostando no braço de Greeny. “Em câmera lenta, vi a guitarra caindo no chão. Coloquei meu café na mesa, peguei a guitarra e logo notei uma rachadura. A marca que estava lá desde os dias de Gary Moore se abriu”.
A reação de Hammett foi totalmente emocional: “Odeio admitir isso para o público, mas chorei como um bebê. Não sei por quê. Foi uma reação estranha, que me deixou surpreso”.
Fácil conserto
No entanto, o dano não foi grave. Depois de receber instruções de seu técnico de guitarra para contatar o luthier Gary Brawer, o membro do Metallica foi informado de que a rachadura era de simples reparo.
Hammett prosseguiu: “Enviei fotos, e Brawer disse: ‘Isso é ótimo’. Eu disse: ‘Você é maluco’. Ele respondeu: ‘Deixe-me explicar: é melhor ter rachaduras grandes e abertas como essa, pois é possível inserir a cola para cobrir a maior área possível’.”
Dessa forma, Greeny foi restaurada à sua antiga glória e somou mais uma quebra em seu currículo.
“Quando Peter Green estava com essa guitarra, o headstock quebrou. Quando Gary Moore estava com ela, o headstock quebrou. Então, a Greeny está comigo e eu quebro o headstock sem querer? É realmente a minha guitarra agora”, finalizou Hammett.