Em 2022, a Fender enfrentou uma alta significativa no índice de cancelamentos de pedidos.
De acordo com Matt Janopaul, chefe do setor financeiro da empresa, as vendas não concretizadas no ano passado somaram aproximadamente US$ 100 milhões (cerca de R$ 500 milhões considerando a cotação média do período).
Motivo dos cancelamentos
Com o início da pandemia de Covid-19 em 2020, as vendas de guitarras experimentaram um grande “boom”. Afinal, muitos fãs de música ao redor do mundo usaram o período de confinamento para aprender o instrumento.
“Tivemos 16 milhões de pessoas comprando uma guitarra durante a pandemia, sendo 30 milhões em todo o mundo. A indústria musical e a Fender realmente se beneficiaram disso”, afirmou Matt ao portal PYMNTS.
No entanto, com a volta à vida normal, a inflação mundial e o aumento do custo de vida, a tendência foi revertida.
“Em 2022, as pessoas decidem tirar férias ou fazer outras coisas com sua renda disponível. As guitarras não eram mais a prioridade… Então, tivemos de lidar com cancelamentos de pedidos de parceiros em uma magnitude que se aproxima de US$ 100 milhões”.
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Otimismo
O profissional da Fender disse que foram canceladas as vendas de cerca de 600 mil guitarras e 200 mil amplificadores no ano passado. Apesar disso, Matt se mantém otimista em relação ao futuro da Fender.
“Muitas vezes, surgem oportunidades a partir de decisões difíceis. A Fender tem 77 anos. Passamos por recessões, guerras, uma pandemia, crises econômicas, e a empresa continuou a prosperar. É sempre preciso voltar ao básico: dizer o que a marca representa e identificar o que os músicos querem”, finalizou.