Poucos guitarristas emergentes tiveram tanto impacto no mundo da música como Matteo Mancuso — jovem virtuoso italiano que foi elogiado por nomes como Steve Vai, Joe Bonamassa, Al Di Meola e Tosin Abasi.
Em um novo vídeo, o instrumentista de 26 anos deu dicas preciosas para quem deseja se aperfeiçoar na arte dos solos de guitarra.
“O primeiro conselho que me vem à mente é ter uma ideia clara do que você quer tocar. Às vezes, quando estamos improvisando, deixamos a guitarra ditar o que tocamos”, iniciou.
“Aquilo que está na nossa cabeça deve ser traduzido para a guitarra, e não o contrário. Aprender licks é útil, mas, se você confiar apenas em licks, perderá um pouco da conexão entre a sua mente e o instrumento.”
| Leia também: Como Steve Morse estuda guitarra no dia a dia? A resposta pode abrir a sua mente
Combate ao exagero
De acordo com Mancuso, a inspiração é essencial para solar na guitarra. “Quando não tenho ideias, simplesmente não toco. Muitos músicos sentem a necessidade de preencher todos os espaços… Mas, se você tiver uma ideia clara do que tocar, não vai exagerar.”
“Por outro lado, se a sua ideia não for tão clara, você vai exagerar. Se você não tem 100% de certeza do que vai tocar, simplesmente não toque. De repente, tente cantar as notas antes”, indicou.
Por fim, o músico recomendou que, quando se trata do estudo da guitarra, qualidade é melhor do que quantidade. Para exemplificar, ele forneceu uma dica para melhorar a fluidez dos solos.
“Um bom conselho é tocar a mesma linha melódica em posições diferentes. Assim, você terá mais autonomia no braço da guitarra. O formato sempre varia, e você aprende mais, conquistando liberdade melódica.”
Em seguida, você pode assistir ao vídeo na íntegra (em inglês):