A Epiphone apresentou as novas guitarras 1963 Firebird I e 1963 Firebird V, produzidas em colaboração com o setor Custom Shop da Gibson. Assim, os instrumentos apresentam visual chamativo e peças diferenciadas, mas com um preço não tão convidativo quanto outros modelos da marca.
“A Epiphone e a Gibson Custom Shop se uniram para criar essas réplicas autênticas da guitarra projetada pelo lendário designer automotivo Ray Dietrich. Lançada em 1963, a Firebird foi o primeiro modelo neck-through-body da Gibson e foi usada por músicos de vários gêneros”, divulgou a empresa.
| Leia também: A melhor Epiphone da história? Guitarra ‘Kirk Hammett Greeny’ tem headstock e captadores Gibson
Guitarras Epiphone 1963 Firebird I e 1963 Firebird V
Ambos os instrumentos têm corpo de mogno e walnut, escala de indian laurel com 22 trastes medium jumbo, pestana Graph Tech e ferragens com acabamento de níquel. Também apresentam potenciômetros CTS, capacitores Mallory e jack Switchcraft.
Mais luxuosa, a Epiphone 1963 Firebird V tem marcações de trapézio, ponte Maestro Vibrola e tarraxas Kluson Planetary. Também conta com um par de captadores Gibson Mini Humbucker de Alnico 5. Com o preço de US$ 1.699 no exterior, está disponível em duas cores: Frost Blue e Ember Red.
Já a Epiphone 1963 Firebird I tem marcações simples, ponte fixa e apenas um captador Gibson Mini Humbucker de Alnico 5 na ponte. As tarraxas são as mesmas da anterior. A guitarra tem o valor de US$ 1.299 e pode ser adquirida em três cores: Heather Poly, Silver Mist e Inverness Green.
Em seguida, assista a um vídeo de demonstração das novas guitarras Firebird da Epiphone: