Um dos guitarristas de mais destaque na atualidade, Nuno Bettencourt não tem apenas uma técnica invejável, mas também um timbre matador. Nesse contexto, a equipe da Premier Guitar recentemente revelou o equipamento atual do membro do Extreme.
O responsável por mostrar a aparelhagem de Nuno foi John Thayer, que trabalha como técnico da histórica banda de hard rock. Em seguida, confira os detalhes do equipamento de Nuno Bettencourt em 2024!
| Leia também: Nuno Bettencourt explica por que sua guitarra Washburn não tem pintura: ‘Som muito estranho’
Guitarras e violões
O português tem uma série de guitarras à disposição, mas a Washburn N4 continua sendo a sua principal. O modelo foi desenvolvido com auxílio do luthier Stephen Davies e lançado em meados da década de 1990.
Apresenta corpo de alder, captadores Seymour Duncan ’59 no braço e Bill Lawrence L-500 na ponte, além de escala de ébano e ponte Kahler. As cordas de Nuno são GHS Boomers .009 – .052.
Outra guitarra usada atualmente por ele é a N4 “Bumble Bee”, uma espécie de tributo a Eddie Van Halen. Além da pintura feita pelo luthier Craig Stofko, da CHS Custom Guitars, o instrumento tem escala de maple.
Falando de violões, o músico usa principalmente um Washburn Festival Series EA20S-Nuno Bettencourt e um Washburn de 12 cordas com acabamento inspirado na música “Hole Hearted”.
Amplificadores e pedais
Nuno tem feito turnês com três cabeçotes Marshall JCM 2000 Dual Super Lead. Normalmente, ele só liga um deles em uma caixa Marshall 4×12 com alto-falantes Celestion G12T-75 (há seis gabinetes no palco, mas apenas um é de fato usado).
Em relação aos efeitos, Nuno é econômico. Na frente do amplificador, há um pedal Pro Co Rat alimentado por bateria (que fica ligado o tempo todo), um Boss OC-5 Octave (usado em apenas dois solos) e um MXR Phase 90. Para os delays, ele usa uma pedaleira Boss GT-8 no loop de efeitos do Marshall.
Em seguida, assista ao vídeo na íntegra (em inglês):
As informações são da Premier Guitar.