Em nova entrevista, Al Di Meola revelou o maior equívoco cometido pelos guitarristas contemporâneos, em sua opinião.
“Acho que a evolução do aspecto da composição assumiu mais prioridade e importância”, disse o músico em entrevista recente ao podcast Moods and Modes de Alex Skolnick. Segundo ele, os guitarristas da nova geração “são ótimos”, mas muitos “não têm composição”.
“Guitarristas na plateia”
A fim de exemplificar seu posicionamento, Al Di Meola recorreu ao passado. “Quando você fala de guitarristas dos anos 1970, você não está falando só do músico. Você diz: ‘Oh, eu amo ‘Romantic Warrior’…’ Você fala mais do que apenas a técnica do instrumentista. Você se relaciona com discos e músicas.”
No entanto, para o estadunidense, a nova geração de guitarristas simplesmente não gera o mesmo efeito na audiência. “Tudo o que você vê são os licks. E, sim, os músicos são ótimos, mas não há garantia de que eles terão discos que as pessoas conhecerão.”
Al Di Meola finalizou: “Eles nunca experimentarão o que tivemos. Principalmente nos anos 1970, os dias de glória do mercado fonográfico… Não sei se os caras conhecidos por hip licks e merdas rápidas só vão conseguir guitarristas na plateia… É isso.”