A Martin anunciou melhorias construtivas nos violões da série Standard, que são o carro-chefe da histórica fabricante estadunidense. A última vez que os instrumentos foram aprimorados de maneira similar ocorreu em 2018.
“Estas são as mudanças que os entusiastas da Martin têm pedido, oferecendo uma mistura de acessórios vintage e melhorias modernas de tocabilidade”, informou a Martin.
| Leia também: Martin divulga violão assinado por Joe Bonamassa
Martin Standard Series 2025
Uma das maiores atualizações é o chamado Sitka Spruce Golden Era Bracing — o sistema de travessas que suporta o tampo do instrumento. O novo método de construção busca oferecer timbre clássico e maior sustentação das notas.
Outros ajustes inspirados na era clássica da Martin incluem um novo perfil oval de braço, que “mantém seu formato popular, mas é otimizado para apelo vintage com aumento mínimo na massa total”, segundo a empresa.
Ao mesmo tempo, as bordas da escala passam a ser levemente arredondadas para ampliar o conforto. O cavalete, que também traz contornos mais ergonômicos, agora conta com pinos de osso ou ébano em vez do antigo material plástico utilizado nos instrumentos anteriores.
Por fim, a Martin introduziu três novos modelos na série Standard: D-17, 000-17 e OM-45. Os dois primeiros contam com corpo de mogno; já o último tem tampo de spruce e corpo de jacarandá.
Os preços dos violões Martin Standard Series começam em US$ 2.299 nas lojas do exterior. Em seguida, confira um vídeo sobre os novos instrumentos (em inglês):