Cientistas espanhóis publicaram um estudo afirmando que a música pop está se tornando cada vez menos variada e mais barulhenta. Para chegar ao resultado, uma equipe de pesquisadores analisou canções populares feitas entre 1955 e 2010.
Chamado Million Song Dataset, o arquivo de canções permitia transformar o conteúdo de letra e música em dados que podem ser esmiuçados em algoritmos. A partir desses números, foi possível concluir que as canções pop estão menos criativas em termos de acordes, melodias e timbres.
“Encontramos evidências de uma progressiva homogeneização do discurso musical”, disse Joan Serra, especialista em inteligência artificial do Conselho Nacional Espanhol de Pesquisas, que liderou o estudo.
“Em especial, obtivemos indicadores numéricos de que a diversidade de transições entre as combinações de notas diminuiu consistentemente nos últimos 50 anos”, acrescentou.
Segundo Serra, há muito tempo a indústria fonográfica é acusada de aumentar o volume das gravações, porém é a primeira vez que isso foi mensurado com base em um grandebancode dados.
Fonte: Rolling Stone