Os usuários das pedaleiras Valeton e Hotone ganharam uma ótima notícia nesta semana: os equipamentos agora rodam capturas de amplificadores nativas do plugin NAM (Neural Amp Modeler).
O NAM, um plugin de guitarra gratuito e de código aberto, é voltado para a captura de amplificadores reais. Ele tem se destacado pelo som orgânico e realista — diversos comparativos na internet provam que ele bate de frente com equipamentos como Kemper, ToneX e Quad Cortex.
Como o NAM é uma aplicação open source, qualquer empresa pode se “apropriar” de sua tecnologia e adaptá-la. Era questão de tempo, portanto, para que as pedaleiras modernas anunciassem compatibilidade com os arquivos do popular plugin.
Atualizações: Valeton e Hotone
Por meio das redes sociais, a Valeton anunciou: “Grande notícia! A última atualização de firmware e software está disponível. Experimente a nova função de importação de arquivos NAM. Definitivamente um divisor de águas”. O update pode ser feito nas pedaleiras GP-200, GP-200X, GP-200R, GP-200JR e GP-200LT.
Já a Hotone divulgou: “Agora toda a família Ampero II suporta arquivos NAM! Você pode importá-los e convertê-los no formato .clo da Hotone, trazendo mais liberdade sonora”. Vale mencionar que os produtos Ampero II, Ampero II Stage e Ampero II Stomp também ganharam a própria tecnologia de captura, chamada Sound Clone.
Abaixo, veja um teste que compara um amplificador real com o Kemper e o plugin NAM: