Em meio a um momento de renovado reconhecimento em sua carreira, Buddy Guy relembrou o primeiro encontro com Jimi Hendrix, ocorrido no fim dos anos 1960.
Desde o enorme sucesso do filme Sinners, estrelado por Michael B. Jordan e que contou com a participação do bluseiro, Guy tem alcançado novos públicos — algo que ele vê como parte de sua missão. “Eu prometi ao Muddy, ao B.B. e a outros, e todos nós falamos sobre esse dia – que quem vivesse mais, por favor tentasse manter o blues vivo”, disse à Variety. “Mesmo na minha idade, quando me pedem para fazer algo, eu digo: ‘Se eu ainda puder andar, estarei lá.’”
Foi lembrando dos grandes nomes que Guy contou como conheceu outro ícone da Stratocaster. “No começo, eu não sabia quem ele era, cara”, disse, referindo-se a Jimi Hendrix. Após se apresentar no Newport Jazz Festival de 1967, Guy foi convidado para tocar em Nova York. No palco, fazia seu show cheio de truques — tocando com os dentes e lançando a guitarra para o alto — quando um refletor o cegou e ele perdeu o instrumento na queda. “Quando a guitarra bateu no chão, eu disse: ‘Oh, meu Deus’, então pulei em cima dela e todo mundo achou que fiz aquilo de propósito.”
Ali na plateia, estava Hendrix. “Ouvi dizer que alguém com muito bom gosto estava sentado na frente – Jimi Hendrix”, afirmou Guy. “Eu disse, quem? Nos apresentaram, e ele me falou: ‘Eu cancelei um show para vir ver você tocar, posso roubar uns licks seus?’ Foi aí que nos conhecemos, e finalmente chegamos a tocar juntos – não lembro quando, mas foi em Nova York.”
Por fim, sobre o estilo de Hendrix, Guy revelou em uma conversa com a Guitar World que inicialmente achou que o colega “tocava alto demais”, já que vinha da escola de Muddy Waters, acostumado a um som mais limpo.




