O guitarrista Joe Bonamassa, conhecido tanto por seu talento quanto por sua vasta coleção de instrumentos, deixou um recado direto aos músicos e colecionadores: não siga modinhas ao comprar equipamentos. Em recente entrevista, ele alertou que escolhas guiadas por tendências ou expectativas de valorização financeira podem levar à frustração.
“Em quase meio século lidando com guitarras, aprendi que acompanhar os outros não é o que você deve fazer”, afirmou o músico estadunidense na conversa com a equipe da Guitarist. “Porque chega um momento em que você acorda, toma seu café e percebe que odeia os outros”, destacou.
Bonamassa, dono do Nerdville — espécie de museu particular com centenas de guitarras vintage —, reforçou que o mais importante é comprar aquilo que realmente te inspira: “Se você está no sofá e não consegue parar de tocar uma guitarra, não importa o que está escrito no headstock. Não importa quanto você pagou por ela.”
Para ele, o instrumento ideal é aquele que te faz esquecer do mundo por horas. “Compre o que fala com você antes de comprar algo só para impressionar os outros.” Sobre as valiosas guitarras vintage, JoBo disse que, apesar do alto valor de mercado, não se deve pensar nesses itens como ações ou investimentos. “Você precisa se perguntar: ‘Estou feliz com isso?’ Se a resposta for sim, você comprou certo.”