O guitarrista Xan McCurdy, da banda Cake, relembrou os tempos em que teve aulas com Joe Satriani e revelou que o método do mestre não combinava com sua personalidade musical.
Em entrevista recente à Guitar World, McCurdy explicou que o desentendimento sobre a rotina de estudos acabou enfraquecendo a relação entre aluno e professor. Segundo ele, Satriani era obcecado por técnica e velocidade — algo que não despertava seu interesse na época.
“Eu sentia como se ele estivesse tentando construir um exército de shredders, me passando só coisas sem sentido, não musicais, mas apenas exercícios de dedos. Não era nem treinar escalas, era só fazer as mãos fluírem e ter a destreza máxima. E não era isso que eu queria”, contou o guitarrista.
McCurdy disse que, nos primeiros anos, queria ser um músico de hard rock para impressionar os irmãos, mas logo se interessou por sonoridades britânicas e pelo play de Chuck Berry, bem como da galera do blues. Essa mudança de direção musical acabou afastando-o do rigor técnico proposto por Satriani.
“Eu parei de fazer aulas com o Joe Satriani – e, aliás, ele nem se lembra disso. Eu não tive muitas aulas, e ele não me curtia porque eu não praticava o suficiente”, revelou. “Depois conheci um cara que só fumava um baseado e dizia: ‘Certo, o que você quer tocar?’ Era mais tranquilo”, brincou.
Satriani e seus alunos famosos
Joe Satriani é conhecido pro ter sido professor de vários personagens que ajudaram a moldar a guitarra no rock e no metal. Entre outros, passaram pelas aulas de Satriani nomes do calibre de Steve Vai, Kirk Hammett [Metallica], Alex Skolnick [Testament] e Larry LaLonde [Primus].
Mesmo sem ter seguido os conselhos de Satch, Xan McCurdy construiu uma carreira sólida como guitarrista da banda Cake, onde o foco sempre foi o feeling e o bom gosto nas melodias, em vez da técnica extrema.





