John Petrucci: ‘não há guitarrista que não goste de tocar por cima de uma base blues’

O guitarrista John Petrucci foi preciso ao falar sobre uma música de seu novo álbum solo, 'Terminal Velocity', em entrevista. Ao comentar a faixa, inspirada pelo blues, ele declarou: "não conheço nenhum guitarrista que não goste de tocar por cima de uma base blues".
Foto: Alex Matthews / divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O guitarrista John Petrucci falou sobre seu novo álbum solo, ‘Terminal Velocity’, em entrevista ao Ultimate Guitar. Durante o bate-papo, o músico comentou a respeito de uma música na pegada blues, intitulada ‘Out of the Blue’, que está presente no disco.

“No primeiro álbum solo, fiz uma música jazz-blues, que era ‘Lost Without You’. Quer dizer, fiz do meu jeito e mudei a ponte dela, mas é uma música jazz-blues”, declarou, inicialmente, citando uma faixa de ‘Suspended Animation’, disco lançado em 2005.

Ouça ‘Lost Without You’:

Em seguida, Petrucci foi direto ao declarar: “Não conheço nenhum guitarrista que não goste de tocar por cima de uma base blues. É muito divertido”.

Pensando nisso, ele compôs ‘Out of the Blue’, que está em ‘Terminal Velocity’. O álbum será lançado no dia 28 de agosto nas plataformas de streaming – as edições físicas chegam em 30 de outubro.

“‘Out of the Blue’ é blues, mas mistura um pouco com um estilo Dixie Dregs / Steve Morse no meio. Gosto dessa combinação, pois você pode obter uma expressão comovente na parte do blues, mas também se move para algo que se movimenta mais, em termos de harmonia”, comentou.

O músico destacou que prefere oferecer mudanças de harmonia mesmo quando está tocando em uma base blues. “Prefiro assim, pois é inesperado e mantém o ouvinte atento. Pode surpreender e chamar atenção, em vez de ter apenas uma música de blues que já foi ouvida antes. Ela vai além. Essa premissa faz parte do meu estilo de composição”, disse.

John Petrucci e Terminal Velocity

Foto: Alex Matthews / divulgação

Em seu novo álbum solo ‘Terminal Velocity‘, John Petrucci se reúne com o baterista Mike Portnoy, seu ex-parceiro de Dream Theater. A banda é completa pelo baixista Dave LaRue (Dixie Dregs, Flying Colors).

A faixa-título do disco já foi liberada. Ouça:

Em recente bate-papo em vídeo com o fã-clube oficial do Dream Theater, John Petrucci disse que convidou Mike Portnoy após o próprio ter feito a sugestão. “Estávamos conversando muito e ele plantou a semente no meu ouvido. Eu contei para ele sobre os planos do novo álbum e ele falou que se eu precisasse de alguém, estaria disponível. Na minha cabeça, eu pensava: ‘vou te levar nessa’”, disse.

O material de ‘Terminal Velocity’ já estava todo composto, inclusive com bateria eletrônica programada. “Também toquei baixo junto do engenheiro de som e tínhamos algumas músicas completas. Mike veio, aprendeu tudo, colocou o toque dele e fez um trabalho espetacular. Foi muito divertido me reunir musicalmente com ele e fazer isso juntos. Fizemos tudo em 6 dias. Novamente, ele fez um grande trabalho e a bateria soa incrível”, contou Petrucci.

Mike Portnoy deixou o Dream Theater em 2010 após desentendimentos com os demais colegas. Com sua vaga ocupada por Mike Mangini, ele passou a integrar diversos projetos, como The Winery Dogs, Avenged Sevenfold (temporariamente), Twisted Sister (em breve tributo a AJ Pero), Sons of Apollo, Flying Colors, Transatlantic, entre outros.

A capa e a tracklist de ‘Terminal Velocity’ já foram divulgadas. A arte é assinada por Sean Mosher-Smith, do Echo Designlab. Será o segundo álbum solo de John Petrucci, sucedendo ‘Suspended Animation’, de 2005.

‘Terminal Velocity’, vale reforçar, chega a público via streaming em 28 de agosto – as edições físicas em CD e vinil serão lançadas em 30 de outubro. Confira a capa e a tracklist:

  1. Terminal Velocity
  2. The Oddfather
  3. Happy Song
  4. Gemini
  5. Out Of The Blue
  6. Glassy-Eyed Zombies
  7. The Way Things Fall
  8. Snake In My Boot
  9. Temple Of Circadia

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp