Violão de 7 cordas: a origem do instrumento russo, adorado no Brasil

O violão de 7 cordas é uma alteração do violão convencional bastante popular no Brasil. O instrumento, que traz uma corda mais grave adicional, teve origem na Rússia, mas foi muito adotado em terras tupiniquins.
Foto: divulgação

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O violão de 7 cordas é uma alteração do violão convencional bastante popular no Brasil. O instrumento traz uma corda mais grave, que pode ser afinada em dó, si ou lá – a mais tradicional é em dó.

Como o violão de 7 cordas surgiu no Brasil? Alguns pesquisadores associam ao fato de ter existido, no centro do Rio de Janeiro, uma pequena comunidade de ciganos russos, em meados do século 19.

Esse grupo passou a interagir com ex-escravos da região portuária da cidade e frequentar as famosas “rodas”, introduzindo ali o instrumento, que acabaria se tornando um diferencial no samba e choro brasileiros.

O músico goiano Rogério Caetano, que é violonista, arranjador, produtor musical e compositor, afirma em material de divulgação da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que acredita na versão que diz que o encontro dos músicos dos dois países ocorreu na casa da famosa Tia Ciata, uma das figuras mais influentes no surgimento do samba carioca.

O estilo da técnica de contraponto e acompanhamento foi desenvolvido ao longo do século 20, por nomes como Dino 7 Cordas, Raphael Rabello e Ventura Ramirez. O instrumento diferenciado já foi até tema de um documentário: ‘Sete vidas em sete cordas’. No filme, o músico Yamandú Costa vai à Rússia investigar as origens desse violão.

“Ele é muito especial porque é muito criativo, um violão inteligente, com muita liberdade. Toda linha traçada no violão de sete cordas, como as de baixo e acompanhamento, assim como as baixarias criadas por ele, tudo é improviso e criação. A beleza desse instrumento está nisso”, comentou Rogério Caetano, que tem dado videoaulas gratuitas de violão de 7 cordas no Projeto Bossa Criativa. Para mais informações, acesse o site da iniciativa.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp