Fender lança guitarra e violão signatures de Joe Strummer e celebram líder do The Clash

Modelos exclusivos surgem mais de 40 anos após o lançamento do álbum "London Calling" (1979), clássico do The Clash

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A Fender Musical Instruments Corporation (FMIC) lançou dois modelos signature de Joe Strummer, saudoso músico do The Clash falecido em 2002: o violão Joe Strummer Campfire e a guitarra Joe Strummer Esquire.

Os modelos exclusivos surgem mais de 40 anos após o lançamento do álbum “London Calling” (1979), clássico do The Clash, e logo após a coletânea remasterizada de canções solo de Strummer, “Assembly”. Há, ainda, uma nova linha de acessórios inspirados no músico, incluindo uma réplica da sua correia favorita.

O violão Joe Strummer Campfire é um tributo às lendárias fogueiras cheias de música promovidas pelo músico no festival de Glastonbury, na Inglaterra, ao longo dos anos – e que agora continuam anualmente em sua homenagem na área Strummerville no festival. O instrumento eletroacústico de corpo reduzido tem um tampo sólido de abeto com parte traseira e laterais em mogno, headstock Fender inclinado para trás, um adesivo personalizado com um logotipo Campfire e incrustações de estrela.

A guitarra Joe Strummer Esquire, por sua vez, tem tiragem limitadíssima de apenas 70 unidades. Meticulosamente criado por Jason Smith, master builder da Fender Custom Shop, o instrumento é uma reencarnação fiel da guitarra escolhida por Joe Strummer durante as eras “London Calling” e “Combat Rock”. O produto investe na aparência e no toque típico do The Clash, incluindo a icônica faixa preta de corrida, adesivo “Bourbon Street” e acabamento personalizado com relíquia.

As principais especificações desta Esquire incluem um corpo de amieiro (alder) de duas peças e um captador de ponte Josephina bobinado à mão ’55 / ’56 conectado a uma chave seletora de 3 posições e fiação ’59 Esquire®. Acompanha um certificado de autenticidade e um case personalizado com forro que traz estampa de leopardo.

Há, ainda, os acessórios lançados pela Fender em homenagem a Joe Strummer. A linha inclui uma correia que é uma recriação da favorita do Strummer, em couro com estampa de pele artificial de leopardo de alta qualidade com enchimento de espuma. Veja as informações completas abaixo.

  • Cabo Fender Joe Strummer Signature – O cabo exclusivo “Know Your Rights” tem comprimento de 13′ da sorte, revestimento de PVC verde e a própria assinatura do músico no cabo.
  • Correia Fender Joe Strummer Signature Vintage – Réplica fiel da correia de Strummer, feita em couro de alta qualidade com enchimento de espuma.
  • Fender Joe Strummer Signature “Know Your Rights” Strap – A correia de poliéster “Know Your Rights” é uma homenagem a uma das letras mais pungentes e poderosas de Joe. Espelhando a arte da coletânea “Assembly”, a correia ajustável apresenta imagens icônicas do próprio artista.
  • Fender Joe Strummer Signature “Know Your Rights” Pick Tin – Um guarda-palhetas de colecionador com palhetas “Know Your Rights” em homenagem à lendária música de Strummer.

Em nota, Lucinda Tait, viúva de Joe Strummer, comentou: “As guitarras Fender de Joe foram uma grande parte de sua vida e, claro, de sua música. Agora parece que é o momento certo para colaborar com a Fender nessas guitarras comemorativas, enquanto tomamos um momento para refletir sobre tudo o que Joe e sua música conquistaram. Joe ficaria imensamente orgulhoso e animado em ouvir o que esses instrumentos podem fazer nas mãos dos amantes da música em todo o mundo”.

Justin Norvell, vice-presidente executivo de produtos da Fender, complementou: “Joe Strummer mudou a música para sempre, incluindo para mim, pessoalmente, em minha própria jornada musical. Definitivamente ele está ligado à Fender, então queríamos homenageá-lo com não apenas uma, mas duas guitarras exclusivas Artist Signature Series. O violão Joe Strummer Campfire acústico é a oferta perfeita para compositores, fãs de Strummer e músicos acústicos em todos os níveis que procuram um instrumento versátil com especificações exclusivas, enquanto a Joe Strummer Esquire serve como o tributo final a um músico e uma guitarra que moldaram os sons de milhares seguindo seus passos”.

Sobre Joe Strummer, líder do The Clash

Poeta punk, músico, compositor, ator e ícone do estilo, Joe Strummer passou sua vida quebrando fronteiras musicais e culturais, tanto como vocalista do The Clash quanto como artista solo. Músicas como ‘Know Your Rights’, ‘London Calling’, ‘Rock the Casbah’, ‘Straight to Hell’ e ‘Coma Girl’ envolveram as massas globais e soam tão urgentes e vitais hoje como quando foram escritas.

As letras politicamente carregadas de Strummer ajudaram a levar o punk para as massas. Revelando injustiças sociais e dando voz às lutas da classe trabalhadora, suas letras tocaram legiões de fãs e também a imprensa – a revista Rolling Stone chamou o The Clash de “a maior banda de rock & roll do mundo”. Strummer disse uma vez a famosa frase: “As pessoas podem mudar o que quiserem, e isso significa tudo no mundo”. Através de sua arte, Strummer desempenhou seu papel na formação da paisagem musical do mundo e com isso deixou um legado incomparável e atemporal.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp