Tony Iommi irá ajudar a levar o rock para o Eurovision Song Contest, um concurso de música exibido por todas as emissoras de TV e rádio que pertencem à European Broadcasting Union. O guitarrista do Black Sabbath escreveu uma canção que representará a Armênia na competição anual. De acordo com o site da BBC, “Lonely Planet” é uma balada roqueira e será apresentada pela banda do país, chamada Dorians.
“A princípio, eu disse: ‘Deus, eu não sei’. Pareceria estranho, eu fazendo uma música para a Eurovision. Normalmente não faço isso”, disse Iommi. “Mas eu falei: ‘eu tenho uma balada roqueira; vou mandá-la’.”
Embora ele tenha se mostrado cético quando foi contatado pelos representantes da Armênia na Eurovision, Iommi possui um histórico com o país do leste europeu. Depois que um terremoto devastou a cidade de Spitak, em 1988, ferindo 45 mil pessoas e deixando outras 500 mil sem-teto, o guitarrista ajudou a arrecadar fundos para a recuperação da população local e chegou a visitá-los, anos depois, para checar o progresso do local.
Ele também se envolveu na campanha para arrecadar dinheiro para uma escola de música e se uniu a Ian Gillan, do Deep Purple, e, juntos, lançaram o disco beneficente Ian Gillan & Tony Iommi: WhoCares, no ano passado.
As semifinais para o concurso deste ano irão começar no dia 14 de maio, em Malmö.
Fonte: Rolling Stone