Em janeiro, a Guitarload noticiou uma história sobre John Petrucci ter ficado incomodado com um garoto japonês que tocava mais rápido do que ele. O episódio havia sido contado por Ben Weinman, mas agora o próprio Petrucci se manifestou sobre o assunto.
Em entrevista ao Metal Wani, o guitarrista falou sobre o caso e minimizou o que Weinman disse meses atrás. “Eu acho que esse é o tipo de coisa que acontece todos os dias atualmente”, disse.
Petrucci disse que não se lembra de ter ficado tão obcecado em tocar mais rápido do que o garoto. “Eu não sei se eu me tranquei em um quarto de hotel, mas eu posso dizer que a técnica que aquele garoto tem, não só com a guitarra mas com outros instrumentos também, é impressionante”.
Internet
Aproveitando o assunto, Petrucci falou sobre as mudanças que a internet causa na vida de crianças que estão aprendendo a tocar guitarra. “Quando eu era garoto e queria aprender um solo de guitarra, não havia outro jeito a não ser ir a um show para ver ao vivo ou ouvir uma gravação várias vezes”.
Para o guitarrista, a situação hoje é bem diferente. “As crianças têm acesso ao Youtube, onde podem ver uma quantidade imensa de material instrucional que mostram exatamente o que o músico está fazendo”.
Petrucci encerra dizendo que isso faz com que as gerações novas venham cada vez melhor. “Basta eles clicarem e tudo aparece facilmente em segundos. Os novos guitarristas estão cada vez mais jovens e melhores”.