John Frusciante ficou famoso pelo trabalho que realizou com o Red Hot Chili Peppers. Durante o período que esteve na banda, o guitarrista demonstrou um estilo único de tocar o instrumento.
A forma extremamente rítmica de fazer um funk/rock foi a marca registrada de Frusciante e o que levou o músico a influenciar tantos outros guitarristas nos últimos 20 anos. Frusciante falou sobre a busca musical para chegar a esse resultado.
“Quando eu toco, tento ser realmente percussivo. A ideia da música de James Brown era fazer a guitarra soar como um instrumento de percussão. Essa forma de tocar exige uma grande ênfase em ser preciso na mão da palheta e ir fundo no groove”.
Frusciante também falou sobre o conceito de fazer música. Para ele, não se trata do que o artista pode fazer com o instrumento. “Você não pode esquecer que tocar é fazer música. Não se trata do que você pode fazer com uma pedaço de madeira e cordas”.
O artista completou dizendo que para fazer a música soar bem é preciso uma mistura de elementos. “A ideia é fazer o som ser bom e na música isso tem tudo a ver com relacionar os diferentes elementos”.