Comprar um novo instrumento é sempre uma coisa que traz muita satisfação aos músicos. Mas algumas vezes o tiro sai pela culatra, o guitarrista não faz a escolha certa, ou não compra a guitarra pelo motivo certo.
Quando isso acontece, a frustração é grande. Para evitar que isso aconteça com outros guitarristas, o músico Metal Mike deu algumas dicas.
- Entenda sua necessidade
Não adianta comprar um guitarra só porque você quer. Quando não existe uma necessidade, mas apenas uma vontade, a tendência é que o investimento não valha a pena.
Sabe como uma criança espera um presente que foi prometido para ela? Ela pergunta todos os dias para os pais sobre o tal brinquedo, mas depois que ganha o presente brinca por alguns dias e logo volta a atenção para o próximo alvo.
Comprar uma guitarra apenas porque quer pode gerar o mesmo “fenômeno”. Então, se você está pensando em comprar uma guitarra nova, se pergunte se vai fazer isso pelos motivos certos.
- Cuidado com os genéricos
Se você quiser uma guitarra, e precisar dela, compre. Normalmente, o instrumento escolhido é caro. Sim, os melhores são mais caros. Mas não gaste dinheiro em uma guitarra mais barata porque ela é similar.
Provavelmente, algum tempo depois você vai querer vender essa guitarra e ir atrás do instrumento do seu sonho, que estava muito caro na época. Consegue adivinhar o que vai acontecer? Você vai vender seu instrumento pela metade do preço que pagou alguns meses antes e a guitarra que você queria, e que era muito cara, vai estar custando ainda mais.
- O verdadeiro progresso vem com o trabalho
Se você está pensando: “vou comprar um guitarra melhor para poder evoluir”, pode acabar ficando decepcionado. É verdade que quando se compra um instrumento novo a animação pode te fazer estudar mais. No entanto, isso passa!
Não esqueça que o verdadeiro progresso vem com a prática e a disciplina. Comprar uma guitarra nova não vai te fazer evoluir, o estudo vai.