Metallica usou Mesa Boogie em ‘Master’ por causa de patrocínio

“Eles soavam uma porcaria”, afirma o produtor Flemming Rasmussen
Membros do Metallica em foto de 1986

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Clássico produtor do Metallica, Flemming Rasmussen recentemente falou sobre o processo de criação do icônico disco Master of Puppets, de 1986.

“Não foi tão difícil, mas precisamos trabalhar duro. Tudo foi feito em fita analógica. Tínhamos duas máquinas de fita funcionando em sincronia”, conta Flemming, que também produziu Ride the Lightning, de 1984, e And Justice for All, de 1988.

A polêmica dos amplificadores

“Eles conseguiram um novo contrato de patrocínio com a Mesa Boogie. Ride the Lightning foi feito com Marshall e, de repente, eles tinham esses amplificadores Boogie… Eu achei que eles soavam uma porcaria, então os ajustei um pouco. Na verdade, coloquei um equalizador na parte de trás. Foi meio estranho, mas funcionou”, afirma o produtor.

O processo de lapidação dos timbres de guitarra foi demorado. “Lutamos muito com o som. Eles também estavam realmente focados, porque ainda não haviam feito um álbum que soasse tão bem quanto eles sabiam que o Metallica soava. Master of Puppets foi provavelmente o primeiro disco que conseguiu isso”.

Nada de reverb

Os integrantes do Metallica não ficaram totalmente satisfeitos com a mixagem do disco anterior, Ride the Lightning. Então, em Master, tomaram uma atitude drástica. “Nada de reverb. Eles eram totalmente anti-reverb (risos). Então passei muito tempo gravando os microfones de sala e mixando-os no som. Havia toneladas de faixas de guitarra”, declara Flemming.

“Tudo o que está em Master of Puppets foi realmente tocado de verdade daquele jeito. Que ninguém se engane. Foi simples assim. Demorou um pouco para conseguir esse nível de precisão, mas, em termos de som, estávamos todos em uma sintonia parecida. Foi assim que foi feito Master of Puppets. Ninguém estava discutindo, todo mundo sabia o que estava acontecendo. Foi fabuloso”, completa.

Mais sobre Master

No ano passado, a banda remasterizou o icônico álbum de 1986. O material foi disponibilizado em LP, DVD e CD.

Abaixo, confira um documentário sobre o disco Master of Puppets:

Acompanhe as novidades sobre o Metallica por meio do site oficial da banda.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp