Edu Ardanuy ressalta a importância de músicos estudarem intervalos e ritmos

Para o guitarrista, antes de aprender a tocar muito rápido, é necessário conhecer a teoria

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Na derradeira parte de sua entrevista ao jornalista Alexandre Veloso para edição de novembro do ano passado da revista Guitarload, o renomado guitarrista Edu Ardanuy deu duas dicas importantes para músicos que estão começando.

Primeiramente, ao ressaltar que a música é, de fato, uma arte – tendo sido, inclusive, a mais nobre em épocas longínquas -, Ardanuy lembra que ela pode ser considerada, também, uma ciência. Reafirmando o fato de que o feeling do guitarrista é importantíssimo para a música, o instrumentista elevou ao mesmo patamar a questão seguir as regras para expressar a emoção com coerência.

Intervalos Musicais

Por regras, podemos tomar como exemplo os intervalos musicais, aos quais são o centro da primeira dica de Ardanuy: é necessário estudá-los, a fim de saber o que está fazendo na hora de compor ou improvisar. Para o guitarrista, entender a relação entre escalas e acordes é fundamental para qualquer instrumentista.

Podendo a música ser classificada em boa parte como uma matemática exata, Edu Ardanuy afirma que nenhum músico conseguirá ser um grande improvisador se não entender de harmonia – antes de conseguir mover os dedos “na velocidade da luz”, o guitarrista reafirma a necessidade de aprender em quais acordes cada uma das escalas funciona.

Ritmos

Por fim, como segunda dica, o músico ressaltou a importância da parte rítmica em qualquer composição, visto que, segundo Edu Ardanuy, é ela quem vai dar sentido ao que um guitarrista está tocando. Quanto maior o domínio do ritmo, mais sofisiticado será o vocabulário do instrumentista.

A entrevista completa do guitarrista você confere no canal da Guitarload no Youtube. Veja abaixo a última parte:

Confira mais notícias sobre o guitarrista clicando aqui!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp