Eric Johnson cita as duas técnicas que formam a identidade de um guitarrista

Em uma aula de guitarra online, o lendário Eric Johnson citou quais são, na opinião dele, as duas técnicas cruciais para formar a identidade de um guitarrista. Ele explicou e deu demonstrações no vídeo.
Foto: reprodução / YouTube

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Em uma mini-videoaula no YouTube, o guitarrista Eric Johnson citou quais são, na opinião dele, os dois elementos cruciais para formar a identidade de um músico do instrumento. Segundo ele, trata-se do uso de bends e vibrato.

O bend é a técnica em que se levanta ou abaixa a corda da guitarra para atingir outra nota. Já o vibrato é obtido com a movimentação do pulso, girando para cima ou para baixo, para promover uma vibração da nota.

Durante a curta videoaula, cujo conteúdo foi transcrito pelo Ultimate Guitar, Eric Johnson comentou que as duas técnicas auxiliam a dar personalidade, já que a música ganha elementos mais humanos ao ser reproduzida com eles. Por conta disso, é impossível fazer bends e vibratos como outro guitarrista, o que contribui na construção da identidade.

Leia também: 6 formas de você desenvolver sua identidade musical na guitarra

“Se eu tocar um lick como esse, posso fazer um bend em determinada casa que chega a meio tom, ou fazer um bend em uma casa anterior e erguer mais a corda para atingir um tom completo com o bend. São opções que ajudam a criar personalidade. Você também pode fazer o bend invertido, em que toca a corda já erguida e depois vai descendo. É outro elemento que dá identidade”, afirmou Eric, sobre o bend.

“Com relação aos vibratos, eu uso a técnica em que a mão está livre, sem segurar o braço da guitarra. Quando você está com a mão solta, você vibra a corda. Demanda prática para pegar a técnica. Dá para fazer o vibrato segurando o braço apenas com o dedão, daí você mexe para cima e para baixo”, disse, a respeito do vibrato.

O vídeo a seguir traz as demonstrações de Eric Johnson com relação às duas técnicas. Vale lembrar que, no YouTube, o guitarrista tem divulgado uma série de pequenas aulas desde o início da pandemia.

Veja:

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp