Yvette Young explica por que afinações diferentes fazem o guitarrista melhorar

Yvette Young, integrante do Covet, é um dos grandes destaques da guitarra atual. Muito experimental, ela gosta de criar usando afinações diferentes.
Fotos: reprodução / Instagram
Publicidade - OTZAds

Yvette Young, integrante do Covet, é um dos grandes destaques da guitarra nos últimos anos. A musicista tem uma veia bastante experimental em seu trabalho e gosta de trabalhar com formatos melódicos e até algumas técnicas diferentes.

Uma das preferências mais peculiares de Yvette Young é usar afinações bastante modificadas para compor suas músicas. Em entrevista ao Music Radar, ela explicou que o recurso faz com que o guitarrista evolua bastante, pois o obriga a sair da zona de conforto que a afinação padrão (EBGDAE) oferece.

Publicidade - OTZAds

“O que eu mais gosto de afinações alternativas é que quando você se prende às mesmas formas de tocar, você começa a compor dentro da zona de conforto. É difícil sair dos mesmos shapes aos quais você recorre automaticamente. Então, mude as afinações para usar seu ouvido em vez de usar o que é confortável”, afirmou.

Publicidade

Yvette Young também destacou algumas afinações que gosta de utilizar. “Amo a afinação DADF#AE, usei bastante no novo álbum do Covet. Fiquei inspirada quando afinei a guitarra assim outro dia. Acho que combina com melodias animadoras. Porém, se eu afino DAC#F#AE (o que altera apenas uma corda), tudo fica melancólico e temperamental. Ainda soa ‘feliz’, mas fica um pouco retorcido e abstrato. Mudar meio tom de uma corda muda vários intervalos musicais para mim”, disse.

Publicidade - OTZAds

Outra afinação que Yvette Young mencionou foi a FACGAE, que ela prefere usar em violões. “Costumo compor muitas melodias que soam lídias nessa afinação por alguma razão. Muitas coisas math-rock e emo do Centro-Oeste dos Estados Unidos. Cresci ouvindo Cat Stevens, Sufjan Stevens, Joanna Newsom… me senti atraída pelo som folk ‘americanesco’ e eles usam modo lídio às vezes”, afirmou.

Publicidade

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.