Com o princípio de que a música é parte da formação humana, o Centro de Música do Sesc São Paulo , hoje presente nas unidades Consolação, Guarulhos e Vila Mariana, anuncia a expansão de sua ação para o ambiente digital com o lançamento de 16 novas atividades online que acontecerão entre os meses de outubro e dezembro, voltadas para públicos com diferentes níveis de conhecimento musical. As aulas, palestras e workshops serão ministrados por educadores do Sesc e outros profissionais convidados, em formato híbrido, com atividades coletivas na plataforma Zoom e conteúdos compartilhados via redes sociais do Sesc São Paulo. As atividades presenciais do Centro de Música do Sesc permanecem suspensas.
De acordo com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, “A importância dessa ação reside na difusão do fazer musical como parte da formação humana; o aprendizado musical enquanto ferramenta e recurso na elaboração da expressão individual e também coletiva”. E complementa: “O ambiente do Centro de Música do Sesc, e as diferentes oportunidades de troca viabilizadas por esse trabalho, são pautados pela sociabilização, pela prática prazerosa e diletante, ou seja, são pensados e elaborados com o objetivo de inserir a educação para a música no cotidiano das pessoas e da sociedade como um todo”.
Para marcar o lançamento do programa, uma websérie aborda as principais transformações ocorridas no cenário musical brasileiro durante as décadas de 1970, 1980, 1990 e anos 2000. Apresentada e produzida pelo jornalista Ricardo Alexandre, Os Anos da Virada tem participação de Fernanda Takai, Guilherme Arantes, Sérgio Britto dos Titãs e Sérgio Dias, ex-integrante da banda Os Mutantes. Cada vídeo abordará o cenário de uma época em seus contextos político, histórico, social e cultural, com ênfase no legado deixado pela década anterior e nas tendências lançadas para a década seguinte. Em formato de documentário, serão abordados os grandes sucessos de cada período, os álbuns clássicos, os referenciais tecnológicos e os novos nomes que foram lançados ao cenário musical, entre outros assuntos. O conteúdo será dividido em quatro episódios, que serão postados sempre aos sábados, às 20h dos dias 10, 17, 24 e 31/10, no canal do Centro de Música do Sesc no Youtube, com playlists relacionadas disponíveis nos perfis do Sesc São Paulo no Deezer e Spotify .
Abaixo, os cursos do mês de outubro que acontecem pela plataforma Zoom e que têm inscrições antecipadas, disponíveis a partir de 8/10 (Credencial Plena) e 9/10 (todos os públicos) em sescsp.org.br/centrodemusica, com valores que variam entre 21 e 80 reais, em parcelas únicas.
A imersão em Teoria Musical, conduzida pelo educador Renato Veras Baptista, do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, propõe uma iniciação ao mundo da música. As aulas abordarão noções elementares de teoria musical, como as características físicas do som, a figura do pentagrama, as notas, o compasso, entre outros, possibilitando ao participante aproximar-se da linguagem musical por meio de atividades lúdicas, partituras animadas e outros recursos criativos. Serão quatro encontros, sempre às terças e quintas, no período entre 13 e 22/10, das 19h às 21h.
Com início em outubro e duração até dezembro, a Oficina de Voz Online acontecerá em 9 encontros, entre os dias 14/10 e 9/12, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. Ministrada pelos educadores Juliana Gotz, Sheila Ferreira, Solange Assumpção e Zuza Gonçalves, a oficina é voltada para pessoas a partir de 13 anos de idade, com ou sem experiência musical prévia, e busca incentivar as descobertas, o crescimento, os aprendizados e o autoconhecimento por meio da investigação da própria voz. A abordagem passa pela prática de canções, arranjos, exercícios, jogos e improvisos, num processo que potencializa o desenvolvimento da musicalidade, da técnica vocal e da compreensão musical.
O curso de Harmonia, com Pedro Beviláqua, educador do Centro de Música do Sesc Consolação, que pretende aprofundar o tema entre participantes que possuam iniciação musical prévia. Serão abordados os conceitos básicos da harmonia, partindo de uma pequena revisão de teoria musical (escalas e intervalos), e adentrando o campo da harmonia tradicional com o uso de cifras da música popular – uma vez que estas são mais utilizadas pelos músicos improvisadores dos diversos estilos. Por fim, uma abordagem dos conceitos relacionados à harmonia funcional e sua cifragem própria. Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 19h às 21h, entre os dias 16/10 e 4/12 .
•••
Para refletir sobre o fazer musical no Brasil, a série Música Brasileira em Pauta investiga aspectos culturais, históricos e pedagógicos da música nacional, com transmissões ao vivo pelo canal do Centro de Música do Sesc no Youtube . Os encontros serão conduzidos pelos educadores do Centro de Música e realizados sempre às quintas-feiras, às 18h. Confira a agenda:
No dia 8, o bate-papo Educação Musical, Diversidade, Inclusão e Autonomia, com a educadora do Sesc Sheila Ferreira e a doutora em Educação e especialista em Musicoterapia Ilza Zenker, aborda a relação entre a educação musical e as relações interpessoais, tomando a diversidade como facilitadora e condutora na aquisição de novos saberes. A assistente para a área de Música da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo, Sonoe Juliana Ono Fonseca, fará a apresentação deste encontro.
No dia 15, Pedro Beviláqua propõe o bate-papo musicado A Consolidação do Choro, com base no trabalho do flautista e compositor Viriato Figueira e nas memórias a respeito da Pensão Vianna, casa do flautista amador Alfredo da Rocha Vianna, pai de Pixinguinha, e que era frequentada por músicos como Irineu de Almeida, Bonfiglio de Oliveira, Nelson Alves, entre outros.
No dia 22, Solange Assumpção aborda a importância da escuta, da timbragem entre os cantores e a classificação de vozes dentro de um coro no bate-papo Cantoria – Canto Coral. Nesse dia, haverá também uma pequena mostra de repertório para ilustrar alguns aspectos do arranjo coral.
Mais ao final do mês, dia 29, a educadora Sheila Ferreira apresenta Pedagogias Musicais, uma síntese das principais linhas pedagógicas musicais e seus criadores, como Carl Orff, Kodály, Edgar Willems, Shinichi Suzuki e Émile Jaques-Dalcroze: figuras marcantes para o ensino de música dirigido a crianças e adultos.
•••
+ CENTRO DE MÚSICA DO SESC SÃO PAULO
Os Centros de Música do Sesc são espaços para fazer, ouvir, conhecer, aprender e pensar a música. Sua história remete a uma trajetória de mais de 40 anos de experiência na formação de artistas, de plateias, de educadores, e no desenvolvimento de novas experiências em torno da pedagogia musical. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu propostas de ensino que privilegiam a prática coletiva, a convivência criativa, a experimentação e a democratização do acesso ao fazer musical. São três unidades na Grande São Paulo, com mais de 1300 vagas ofertadas ao público semestralmente, em atividades como cursos, oficinas, práticas de conjunto e vivências para diferentes idades e níveis de conhecimento musical.
•••
+ PROGRAMAÇÃO OUTUBRO
• EDUCAÇÃO MUSICAL, DIVERSIDADE, INCLUSÃO E AUTONOMIA
Dia 8/10. Quinta, 18h.
Com Sheila Ferreira e Ilza Zenker. Apresentação: Sonoe Juliana Ono Fonseca.
Plataforma: Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube
Vagas: ilimitadas.
Público: interessados em geral.
Valores: Grátis.
Inscrições: não há.
Bate-papo ao vivo aborda a relação entre a educação musical e as relações interpessoais, tomando a diversidade como facilitadora e condutora na aquisição de novos saberes.
Ilza Zenker Leme Joly
Doutora em Educação pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos e mestre em Educação Especial. Especialista em Musicoterapia pela Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi fundadora do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, tendo sido também uma das autoras do projeto pedagógico do curso.
Sheila de Souza Ferreira Murahovschi
Educadora musical licenciada em música pela Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Formação em Terapia Corporal pelo Instituto Neo-Reichiano Lumen. Integra a equipe do Centro de Música do Sesc Consolação desde 1998 nas áreas de Voz e Musicalização. Foi preparadora vocal do elenco do CPT – Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo, à época dirigido por Antunes Filho. Compositora de obras no Manual “Canto, Canção, Cantoria” de Gisele Cruz (Sesc, 1997). Integra os Grupos Vocais “La Once” (Octeto Vocal Feminino), Rock’N’Voice (Sexteto Vocal) e Cantadeiras como Regente e Voz.
Sonoe Juliana Ono Fonseca
Educadora Musical licenciada em Música pela EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Produtora cultural desde 1994 em diferentes instituições na cidade de São Paulo, integra desde 2014 a equipe de assistentes da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.
• OS ANOS DA VIRADA
De 10 a 31/10. Sábados, 20h.
Com Ricardo Alexandre e participações de Sérgio Dias, Guilherme Arantes, Sérgio Britto e Fernanda Takai.
Plataforma: Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube + playlists disponíveis nos perfis do Sesc São Paulo no Deezer e Spotify .
Vagas: ilimitadas.
Público: interessados em geral.
Valores: Grátis.
Inscrições: não há.
Programa seriado, escrito e roteirizado pelo jornalista cultural Ricardo Alexandre, em formato de documentário, a respeito das revoluções musicais ocorridas nas décadas de 1970, 1980, 1990 e anos 2000 no Brasil. Em 4 episódios, aborda o cenário de cada época em seus contextos político, histórico, social e cultural, com ênfase no legado deixado pela década anterior e nas tendências lançadas para o período seguinte. Serão abordados os grandes sucessos, os álbuns clássicos, os referenciais tecnológicos e os novos nomes que foram lançados ao cenário musical, entre outros assuntos.
Cada programa terá cerca de 80 minutos e estará relacionado a uma playlist de músicas para cada ano retratado, que ficará disponível nos perfis do Sesc São Paulo no Spotfy e Deezer. Em cada um dos vídeos, Ricardo Alexandre entrevistará um artista da música brasileira cuja obra foi sabidamente influenciada pelos acontecimentos artísticos, culturais, sociais e políticos ocorridos nos períodos retratadas. Assim, Sérgio Dias (Os Mutantes) comenta sua formação na década de 60 para falar dos anos de 1970 e, respectivamente, Guilherme Arantes sobre os anos 1980, Sérgio Britto (Titãs), anos 1990 e Fernanda Takai (Pato Fu), sobre os anos 2000.
Ricardo Alexandre
Jornalista, crítico musical, locutor, palestrante e músico brasileiro, conhecido por atuar no jornalismo musical desde a década de 1990. Escreveu resenhas, críticas e reportagens de álbuns e músicos no jornal O Estado de S. Paulo. Em 2002 lançou a Frente, revista de música cujo foco era trabalhar na reconstrução da cena pop nacional. Trabalhou nas últimas edições da revista Bizz e em diversos veículos, como o extinto portal de música online Usina do Som. É autor de vários livros, como a premiada biografia “Nem Vem que não tem – A Vida e o Veneno de Wilson Simonal” (Ed. Globo, 2009).
• TEORIA MUSICAL
De 13 a 22/10. Terças e quintas, 19h às 21h.
Com Renato Veras Baptista.
Plataforma: Zoom.
Vagas: 40.
Público: iniciantes, estudantes, estudantes de música e interessados em geral.
Valores: R﹩ 21 (Credencial Plena); R﹩ 35 (meia entrada); R﹩ 70 (inteira).
Inscrições a partir de 8/10 (Credencial Plena) e 9/10 (todos os públicos) em sescsp.org.br/centrodemusica
O objetivo deste curso é abordar noções elementares de teoria musical, como as características físicas do som, a figura do pentagrama, as notas, o compasso, entre outras, possibilitando ao público aproximar-se da linguagem da música por meio de atividades lúdicas, partituras animadas e outros recursos criativos. Ministrado pelo educador Renato Veras Baptista, do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, o curso traz para o ambiente virtual uma das diversificadas abordagens metodológicas ofertadas presencialmente nos cursos de iniciação do Centro de Música.
No conteúdo programático, estão: características físicas do som; o que são sons musicais; frequências: relações entre os sons; equivalência de oitavas; notas musicais; afinações; nomes e oitavas das notas; o pentagrama; as claves; enarmônicos; valores rítmicos das figuras musicais; figuras de ritmo e silêncio; ligaduras; notas pontuadas; quiálteras; tempo; compasso; fórmula de compasso; compasso composto; andamento; repetições ao longo da partitura; articulações; dinâmica e partes independente no discurso musical.
Renato Veras Baptista
Pós-graduado em Semiótica, sob orientação do professor Norval Baitello Júnior, na PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi pioneiro no ensino e estudo de MIDI e programação de sintetizadores, tendo sido aluno de Lucas Shirahata, Jorge Poulsen e Conrado Silva. É professor de instrumentos de madeira no Sesc Vila Mariana desde 1998, participando também dos cursos infantis. Tem formação em flauta transversal com Toninho Carrasqueira, clarinete e saxofone com Hector Costita, manutenção de instrumentos com José Augusto e arranjo com Nelson Ayres.
• OFICINA DE VOZ ONLINE
De 14/10 a 9/12. Quartas, 19h30 às 21h30.
Com Juliana Gotz, Sheila Ferreira, Solange Assumpção e Zuza Gonçalves.
Plataforma Zoom.
Vagas: 30.
Público: a partir de 13 anos, com ou sem experiência prévia.
Valores: R﹩ 24 (Credencial Plena); R﹩ 40 (meia entrada); R﹩ 80 (inteira)
Inscrições a partir de 8/10 (Credencial Plena) e 9/10 (todos os públicos) em sescsp.org.br/centrodemusica
A investigação da própria voz é um caminho sem fim, repleto de descobertas, crescimento, aprendizados e autoconhecimento. A proposta do curso é aproveitar as possibilidades que o ambiente virtual proporciona, através da prática de canções, arranjos, exercícios, jogos e improvisos, num processo que potencializa o desenvolvimento da musicalidade, da técnica vocal e da compreensão musical. Para isso, será criado um espaço de confiança e conexão baseado na escuta de si, do outro e do todo.
Juliana Gotz
Regente, diretora musical, instrutora vocal e flautista, iniciou seus estudos musicais na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo aos oito anos de idade e, desde então, especializa-se na linguagem coral e a musicologia. É fundadora da Associação Cultural Santa Companhia de Teatro, onde atua como diretora musical, compositora, flautista e arranjadora. Conduziu diversos grupos corais e instrumentais. É formada em Regência pela ETEC – Escola Técnica Estadual de Artes e futura bacharel em Regência pelo Instituto de Artes da Unesp – Universidade Estadual Paulista. Atualmente, estagia junto à programação de Música do Sesc Guarulhos.
Sheila de Souza Ferreira Murahovschi
Educadora Musical Licenciada em Música pela UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Formação em Terapia Corporal pelo Instituto Neo-Reichiano Lumen. Integra a equipe do Centro de Música do Sesc Consolação desde 1998 nas áreas de Voz e Musicalização. Foi preparadora vocal do elenco do CPT – Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo, à época dirigido por Antunes Filho. Compositora de obras no Manual “Canto, Canção, Cantoria” de Gisele Cruz (Sesc, 1997). Integra os Grupos Vocais “La Once” (Octeto Vocal Feminino), Rock’N’Voice (Sexteto Vocal) e Cantadeiras como Regente e Voz.
Solange Assumpção
Educadora musical e regente coral. Mestre em Música pela Unesp – Universidade Estadual Paulista, desenvolvendo pesquisa sobre o Canto na Educação Musical, sob a orientação de Martha Herr; estudos de Regência com Abel Rocha e Naomi Munakata. Certificada Somatic Voicework (nível 3). Em 2017, participou do 11 th Symposium on Choral Music em Barcelona. Foi professora da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo e da FASCS – Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Desde 2001, é membro da equipe de educadores do Centro de Música do Sesc. Conduz o Grupo Madrigueiros desde a sua criação em 2010.
Zuza Gonçalves
Músico formado em Composição e Regência pela Unesp – Universidade Estadual Paulista, com pós graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas. Desde 2001 tem pesquisado os caminhos da música vocal como cantor, regente e educador, atuando nos mais diversos contextos com grupos dos mais variados perfis. Desde 2016 trabalha com Bobby McFerrin como parte do corpo docente do Workshop de Circlesongs, que acontece anualmente em Nova York. É cofundador do projeto Música do Círculo.
• A CONSOLIDAÇÃO DO CHORO
Com Pedro Beviláqua.
Dia 15/10. Quinta, 18h.
Plataforma: Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube .
Vagas: ilimitadas.
Público: todos os públicos
Valores: Grátis
Inscrições: Não há
Bate-papo musicado ao vivo, inspirado no trabalho do flautista e compositor Viriato Figueira e nas memórias da Pensão Vianna, casa do flautista amador Alfredo da Rocha Vianna, pai de Pixinguinha, e que era frequentada por músicos como Irineu de Almeida, Bonfiglio de Oliveira, Nelson Alves, entre outros.
Pedro Beviláqua
Fez sua iniciação musical na Escola Municipal de Música de São Paulo e é bacharel em Música pela Unesp – Universidade Estadual Paulista. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra Arte Barroca. Hoje, desenvolve a música popular no violoncelo com o grupo Cello Choro. Como educador musical, atuou no Projeto GURI e nas escolas Rudolf Steiner e Manacá. Desde 2014 leciona música para crianças e adultos no Centro de Música do Sesc Consolação.
• HARMONIA
Com Pedro Beviláqua.
De 16/10 a 4/12. Sextas, 19h às 21h.
Plataforma: Zoom.
Vagas: 20
Público: a partir de 13 anos. Necessária iniciação musical prévia.
Valores: R﹩ 24 (Credencial Plena); R﹩ 40 (meia entrada); R﹩ 80 (inteira)
Inscrições a partir de 8/10 (Credencial Plena) e 9/10 (todos os públicos) em sescsp.org.br/centrodemusica
Por meio das transmissões de tela e áudio do educador, o participante terá contato com os conceitos da harmonia, partindo de uma pequena revisão de teoria musical (escalas e intervalos), adentrando o campo da harmonia tradicional com o uso de cifras da música popular – uma vez que estas são mais utilizadas pelos músicos improvisadores dos diversos estilos. Por fim, serão abordados os conceitos da harmonia funcional e sua cifragem própria.
Pedro Beviláqua
Fez sua iniciação musical na Escola Municipal de Música de São Paulo e é bacharel em Música pela Unesp – Universidade Estadual Paulista. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra Arte Barroca. Hoje, desenvolve a música popular no violoncelo com o grupo Cello Choro. Como educador musical, atuou no Projeto GURI e nas escolas Rudolf Steiner e Manacá. Desde 2014 leciona música para crianças e adultos no Centro de Música do Sesc Consolação.
• CANTORIA – CANTO CORAL
Com Solange Assumpção.
Dia 22/10. Quinta, 18h.
Plataforma: Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube .
Vagas: ilimitadas.
Público: todos os públicos
Valores: Grátis
Inscrições: Não há
Bate-papo ao vivo aborda a importância da escuta, da timbragem entre os cantores e a classificação de vozes dentro de um coro.
Solange Assumpção
Educadora musical e regente coral. Mestre em Música pela Unesp – Universidade Estadual Paulista, desenvolvendo pesquisa sobre o Canto na Educação Musical, sob a orientação de Martha Herr; estudos de Regência com Abel Rocha e Naomi Munakata. Certificada Somatic Voicework (nível 3). Em 2017, participou do 11 th Symposium on Choral Music em Barcelona. Foi professora da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo e da FASCS – Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Desde 2001, é membro da equipe de educadores do Centro de Música do Sesc. Conduz o Grupo Madrigueiros desde a sua criação em 2010.
• PEDAGOGIAS MUSICAIS
Com Sheila Ferreira.
Dia 29/10. Quinta, 18h.
Plataforma: Canal do Centro de Música do Sesc no Youtube .
Vagas: ilimitadas.
Público: todos os públicos
Valores: Grátis
Inscrições: Não há
Bate-papo ao vivo propõe uma síntese das principais linhas pedagógicas musicais e seus criadores, como Carl Orff, Kodály, Edgar Willems, Shinichi Suzuki e Émile Jaques-Dalcroze: figuras marcantes para o ensino de música dirigido a crianças e adultos.
Sheila de Souza Ferreira Murahovschi
Educadora Musical Licenciada em Música pela UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Formação em Terapia Corporal pelo Instituto Neo-Reichiano Lumen. Integra a equipe do Centro de Música do Sesc Consolação desde 1998 nas áreas de Voz e Musicalização. Foi preparadora vocal do elenco do CPT – Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo, à época dirigido por Antunes Filho. Compositora de obras no Manual “Canto, Canção, Cantoria” de Gisele Cruz (Sesc, 1997). Integra os Grupos Vocais “La Once” (Octeto Vocal Feminino), Rock’N’Voice (Sexteto Vocal) e Cantadeiras como Regente e Voz.